Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Com aumento de 22,5% nos inscritos, Paraná tem 5.060 custodiados no Enem PPL 2024

O Enem PPL também contribui para elevar a escolaridade da população prisional. No Paraná cerca de 27% dos detentos estudam de maneira regular.
10 dez 2024 às 16:25
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: PPPR

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) específico para pessoas privadas de liberdade (PPL) e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade estão sendo realizadas nesta semana (terça-feira e quarta-feira) em todo o território nacional. Neste ano, o sistema prisional do Paraná teve 5.060 custodiados inscritos para o certame, o que representa um aumento de 22,5% em relação ao ano passado, quando foram 4.131 inscritos. Os números deste ano são ainda mais expressivos se comparados com o ano de 2022, quando foram registradas 2.799 inscrições.


As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e a única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas nacionais. O Enem PPL também contribui para elevar a escolaridade da população prisional. No Paraná cerca de 27% dos detentos estudam de maneira regular, com acompanhamento de equipes pedagógicas.


Aplicado dede 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem PPL dispõe de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento de Polícia Penal.


As provas do Enem PPL são compostas por uma redação (com tema diferente da aplicação do Enem regular) e também por 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. As notas deverão ser informadas aos participantes pelo responsável pedagógico das unidades penais.


“Um dos grandes investimentos realizados pela PPPR na administração de pessoas privadas de liberdade diz respeito à educação. Um dos fatores fundamentais para devolver este indivíduo ao meio social melhor e em melhores condições de contribuir com a sociedade é a capacitação escolar em todos os níveis necessários. O aumento na participação no Enem PPL neste ano demonstra a preocupação da PPPR no preparo adequado destas pessoas para a reinserção social”, destacou o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

Outras notícias

Deputados aprovam isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas no Paraná

Devendo para traficantes, homem é preso após ‘penhorar’ esposa em biqueira

Para fugir das dívidas: Procon-PR organiza mutirão Renegocia na próxima semana


“O aumento nas inscrições se deve a um esforço conjunto entre a PPPR, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Secretaria Estadual da Educação e demais parceiros, que têm trabalhado incansavelmente para ampliar o acesso às oportunidades educacionais no sistema prisional. A participação no Enem é uma porta aberta para novos horizontes, oferecendo aos custodiados a chance de dar continuidade aos estudos, ingressar no ensino superior ou até mesmo se qualificar para o mercado de trabalho. Investir na educação dentro das unidades prisionais é investir em um futuro mais seguro e inclusivo para toda a sociedade”, enfatizou o chefe da Divisão de Educação e Capacitação da PPPR, Blacito Sampaio.


Segundo o Inep, são esperados 97.016 candidatos na modalidade realizada por candidatos que estão em unidades prisionais em todo o País. Do total, 91,7% dos participantes são homens e 8,3%, mulheres. No que se refere à idade, o maior grupo possui entre 21 e 45 anos (46,2%). A faixa etária de 18 a 30 anos representa 41,6% dos participantes, seguida pelo grupo dos que possuem de 46 a 59 anos (9,6%). Maiores de 60 correspondem a 1,6% e menores de 18, a 0,9%. Mais de 1.300 atendimentos especializados foram deferidos. O Enem PPL deste ano está sendo realizado em 785 cidades de todos os estados.


Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Paraná
Imagem de destaque

Ratinho Junior inaugura a duplicação da rodovia de acesso a Campo Mourão

Paraná

Entidades de 29 municípios são sorteadas com R$ 5 mil no programa Nota Paraná

Paraná

Governo do Paraná vence prêmio nacional de transformação digital

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher invade motel e afirma ter matado o marido; funcionários ficam assustados

Cidade
Londrina e região

Imóvel do antigo Planet Shopping, na zona norte de Londrina, começa a ser demolido

Cidade
Londrina e região

Vítima de acidente fatal envolvendo motocicletas e carro no distrito de São Luiz tinha 52 anos

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em acidente no distrito de São Luiz; chovia forte no momento da batida

Cidade
Londrina e região

Mulher morre e homem fica ferido em acidente com motocicleta em Rolândia

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.