Os 65 mil alunos que participam do EduTech concluíram, na primeira semana de aulas, 140 mil atividades. O programa do Governo Estadual oferta cursos gratuitos de programação, games e animação para estudantes da rede estadual do Paraná.
Os exercícios consistiram em práticas iniciais de programação em HTML, CSS, JavaScript e Python, além de passos introdutórios para a criação de games e animações.
Felipe de Sousa Ferreira Capoia, de 11 anos, está entre os que finalizaram as primeiras atividades na plataforma de ensino. Felipe cursa o 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Cívico-Militar Olavo Bilac, em Peabiru, e está aprendendo games e animação.
“Ele ficou sábado o dia inteiro fazendo o passo a passo do primeiro módulo. Está encantado. E eu, como mãe, fiquei babando”, conta Any Franciely de Sousa Ferreira, mãe de Felipe e diretora da escola onde ele estuda. O aluno afirma estar animado para começar a programar. “Eu já gostava de games, mas achava que era muito difícil de fazer. Comecei a ver que é legal e que não é tão difícil assim”, comenta.
O EduTech teve mil educadores inscritos. Any também cursa games e animação e relata que o filho chegou a auxiliá-la nas atividades online. “O primeiro módulo, que fizemos juntos no fim de semana, tem vários conceitos de Matemática, que é a disciplina que eu lecionava, como planos cartesianos. Então, eu gostei bastante”, conta Any.
A decisão de inscrever Felipe no programa ocorreu porque ela paga cursos de programação para seu filho mais velho, Henrique, que faz faculdade de TI (Tecnologia da Informação). “Esses cursos não são baratos. O Felipe, agora, tem a oportunidade de fazer de graça. É um ótimo investimento que o Governo do Eestá fazendo nos alunos e professores”, diz a diretora.
AEN