Em Guarapuava, a família de João de Oliveira, um idoso de 78 anos que faleceu após complicações pulmonares causadas por um câncer, tomou uma decisão emocionante: doar o respirador que foi utilizado durante o seu tratamento para o Hospital São Vicente. O aparelho foi comprado com recursos arrecadados por meio de vakinhas online, rifas e até mesmo um concerto de piano realizado por um dos filhos de João.
Durante os três meses em que esteve internado, Seu João precisou do respirador para continuar o tratamento em casa após sair da UTI. Como a família não conseguiu obter o equipamento pelo SUS, a mobilização foi intensa, e eles conseguiram arrecadar o valor necessário para a compra do respirador. O objetivo era que o idoso passasse o Natal em casa com a família, o que foi possível graças ao esforço da família.
Durante o período de internação, a família fez questão de realizar o aniversário de três anos do neto de João em frente ao hospital, para que o avô pudesse participar da comemoração com a supervisão dos profissionais de saúde. Após a chegada do respirador, Seu João finalmente pôde voltar para casa, mas infelizmente não resistiu às complicações e faleceu pouco tempo depois.
A equipe do Hospital São Vicente, que recebeu a doação do respirador, afirmou que o aparelho será de grande ajuda no atendimento a diversos pacientes que necessitam de suporte respiratório em tratamentos médicos. A atitude da família de Seu João emocionou a todos e demonstrou o poder do amor e da solidariedade, mesmo em meio à dor.