Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Londrina e região

IAT devolve gato-maracajá à natureza após 10 meses de reabilitação e treino

Atendimento ao animal silvestre, com dedicação de equipe multidisciplinar e treinamento de readaptação à vida silvestre, foi feito pelo escritório regional do IAT de Cornélio Procópio
17 set 2024 às 22:27
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: IAT-Cornélio Procópio

Setembro foi de festa para o setor de fauna do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná. Após uma saga de dez meses, os técnicos conseguiram devolver à natureza um gato-maracajá (Leopardus wiedii). A fêmea tinha pouco mais de 30 dias quando chegou ao IAT, em dezembro do ano passado, após solicitação de um morador da área rural da região que percebeu que o animal estava perdido, sem mãe, que havia morrido.


Ali, em parceria com Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente – Centro de Apoio à Fauna Silvestre (IPEVS-CAFS), começou o longo processo de tratamento e reabilitação.


Foram meses de dedicação de uma equipe multidisciplinar, formada por biólogos, médicos veterinários e agentes de meio ambiente, para fazer com que o animal aprendesse a viver sem a mãe, mas com treinamentos voltados para readaptação à vida silvestre – o IPEVS-CAFS integra a rede de colabores do IAT para atendimento à fauna.


O convívio diário rendeu o batismo da gata-maracajá, que passou a ser chamada de Lua pelos técnicos, e muita emoção na despedida. “É um trabalho muito gratificante esse de resgate e soltura de fauna. Somos um órgão ambiental, então um dos principais objetivos é justamente esse: preservação da fauna e da flora”, afirmou o agente de execução do IAT de Cornélio Procópio, Rodrigo Araújo Carvalho.



“A soltura da Lua nos deixou satisfeitos, com o sentimento de dever cumprido porque ela foi bem adaptada pelo Instituto e tem toda capacidade para sobreviver na natureza”, ressaltou.

Outras notícias

Senado vai debater privatização da Celepar em audiência pública

PCPR investiga fraude em diárias de vereadora de Pontal do Paraná

Paraná registra mais de 15 mil casos graves e 829 mortes por vírus respiratórios desde dezembro


A bióloga responsável pelo IPEVS, Renata Alfredo, explica que o gato maracajá é uma espécie de felino silvestre de ocorrência em todo Brasil, com exceção da caatinga, de hábito noturno e com habilidades para escalar árvores. Tem, como característica, uma cauda mais longa do que seus membros posteriores e pelos amarelo-escuros na parte superior do corpo e na parte externa dos membros.


“Ao longo do tempo foram feitas observações comportamentais para saber se o animal tinha condições de predar e caçar. No caso da Lua, os cuidados que tivemos foi em ofertar presas similares a que ela iria encontrar na natureza, com relação ao tipo e tamanho”, disse a bióloga.


“Além disso, reproduzimos oscilações de temperatura durante o dia, a noite e estações do ano, além de questões de precipitações, como dias de chuva. Esses cuidados foram feitos de forma a reproduzir um ambiente natural dentro de um ambiente em cativeiro, para que o animal se adaptasse perfeitamente e pudesse ser solto com todo o cuidado possível”, explicou Renata.


Por isso, acrescentou, é importantíssimo que as pessoas entrem em contato com o IAT e com o IPEVS no caso de encontrar algum animal silvestre. “Assim, poderemos prestar o atendimento adequado para esses animais, seja ele de tratamento ou de realocação”, complementou.


COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IAT ou a Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

ALEP aprova retorno voluntário de policiais e bombeiros da reserva ao serviço ativo no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

CCJ inicia debate de proposta que trata da estruturação das carreiras da Polícia Civil do Paraná

Paraná

Alunos e professores da rede estadual entram em recesso a partir do dia 10

Paraná

PMPR resgata 216 animais e interrompe desmatamento ilegal de 159 hectares em junho

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Servidor da Prefeitura de Londrina é preso por importunação sexual em ônibus

Cidade
Londrina e região

Família é atropelada por carro na Avenida Ludwing Ernest, zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 60 anos morre atropelado enquanto atravessava a PR-445, em Cambé

Cidade
Londrina e região

Exclusivo: Grupo invade condomínios e furta apartamentos no centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil prende homem de 33 anos investigado por estuprar a enteada em Londrina

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 13 | Segurança e Altitude | Timóteo Alpinismo

Podcast Café com Edu Granado | EP 19 | Propósito e Papel | Adailton Maciel Junior

Podcast Falando de Gestão | EP 17 | Histórias de Sucesso | Bloco Ville

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.