Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Maiores números em uma década: Paraná supera meta de imunização de seis vacinas

O levantamento realizado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, é parcial e refere-se às aplicações de rotina até o dia 1º de novembro
09 jan 2025 às 17:26
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: AEN

O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024. Os números alcançados são os mais altos desde 2015 para a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos.


O levantamento realizado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, é parcial e refere-se às aplicações de rotina até o dia 1º de novembro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação e estipula metas de cobertura vacinal.


A boa notícia dos índices alcançados nas coberturas vacinais é para a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, com 100,4%; a vacina contra rotavírus, eficaz contra a diarreia e desidratação, chegou a 93,6% de cobertura; e a HPV, que protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, chegou a 116,6% para as meninas e 109,2% para os meninos. Para essas vacinas a meta estipulada é de 90%.  


Já para as vacinas cuja meta é de 95% as coberturas foram: hepatite B (em menores de 30 dias) com 103,1%, pneumocócica 10-valente, que combate a bactéria que causa pneumonia e meningite alcançou 95,9% e a primeira dose do tríplice viral registrou 100,09%.


“Os números alcançados demonstram o grande esforço do Governo do Estado para que tenhamos todo o público alvo imunizado contra essas doenças, que são graves e podem matar. Nossas ações ao longo dos últimos anos são um reflexo dessa conquista”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Continuamos nosso trabalho para manter essas metas e superar as demais. Vacina aplicada é sinônimo de proteção”.  

Outras notícias

Motorista embriagado se envolve em acidente com morte na PR-170 em Pinhão

Cota única e primeira parcela do IPVA vencem na próxima semana; veja como pagar

Homem se envolve em acidente, sai do carro é atropelado e morre na BR-376 em Tibagi


Várias ações de vacinação e capacitações voltadas para os profissionais das salas de vacinas, campanhas, força-tarefa e investimentos auxiliaram nesse resultado. 


A ação mais recente realizada pelo governo estadual foi a força-tarefa de vacinação nas escolas para ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 3.276 instituições de ensino estaduais e municipais (inclusive creches e berçários) das 399 cidades.


“Estamos acima da média nacional para essas vacinas disponibilizadas para as crianças e adolescentes até 15 anos. Isso é sinal que o trabalho que estamos fazendo no Estado está dando resultados”, comemora a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos.


OUTROS DADOS – Para as demais coberturas vacinais o Paraná finalizou 2024 com 81,27% para febre amarela (para crianças até 12 meses), 91,8% hepatite A, 90,6% meningocócica conj. C (menores de 1 ano), 94,3% pentavalente (menores de 1 ano) e 93,0% poliomielite (menores de 1 ano). Para todas elas a meta nacional é de 95%

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Carro em chamas sai desgovernado e assusta moradores em Pérola no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Homem abandona bebê em carrinho para ir a bar e é alvo de investigação em Umuarama

Paraná

Governador anuncia concurso público com 2.600 vagas para PM e Corpo de Bombeiros

Paraná

Colisões frontais e atropelamentos concentram 46% das mortes nas rodovias federais do Paraná em 2024

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Quatro pessoas morrem em acidente na PR-445; sobreviventes são internados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Morre quinta vítima de acidente grave na PR-445; criança de 7 anos segue internada

Cidade
Cascavel e região

Jovem morta com tiro na cabeça é identificada como Aline de Melo Canhet

Cidade
Londrina e região

Mulher é esfaqueada após crise de ciúmes da ex-mulher do atual companheiro

Brasil e mundo
Brasil

Casal morto em queda de helicóptero em SP deixa filha sobrevivente e dois gêmeos

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.