Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Maiores números em uma década: Paraná supera meta de imunização de seis vacinas

O levantamento realizado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, é parcial e refere-se às aplicações de rotina até o dia 1º de novembro
09 jan 2025 às 17:26
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: AEN

O Paraná ultrapassou a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para seis vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em 2024. Os números alcançados são os mais altos desde 2015 para a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos.


O levantamento realizado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, é parcial e refere-se às aplicações de rotina até o dia 1º de novembro. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), é responsável pela coordenação das campanhas de vacinação e estipula metas de cobertura vacinal.


A boa notícia dos índices alcançados nas coberturas vacinais é para a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, com 100,4%; a vacina contra rotavírus, eficaz contra a diarreia e desidratação, chegou a 93,6% de cobertura; e a HPV, que protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, chegou a 116,6% para as meninas e 109,2% para os meninos. Para essas vacinas a meta estipulada é de 90%.  


Já para as vacinas cuja meta é de 95% as coberturas foram: hepatite B (em menores de 30 dias) com 103,1%, pneumocócica 10-valente, que combate a bactéria que causa pneumonia e meningite alcançou 95,9% e a primeira dose do tríplice viral registrou 100,09%.


“Os números alcançados demonstram o grande esforço do Governo do Estado para que tenhamos todo o público alvo imunizado contra essas doenças, que são graves e podem matar. Nossas ações ao longo dos últimos anos são um reflexo dessa conquista”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Continuamos nosso trabalho para manter essas metas e superar as demais. Vacina aplicada é sinônimo de proteção”.  

Outras notícias

Com alíquota de 1,9% e desconto à vista, Fazenda divulga datas do IPVA 2026

IPVA 45% mais barato: Paraná tem quase 2 carros emplacados por minuto em novembro

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul


Várias ações de vacinação e capacitações voltadas para os profissionais das salas de vacinas, campanhas, força-tarefa e investimentos auxiliaram nesse resultado. 


A ação mais recente realizada pelo governo estadual foi a força-tarefa de vacinação nas escolas para ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 3.276 instituições de ensino estaduais e municipais (inclusive creches e berçários) das 399 cidades.


“Estamos acima da média nacional para essas vacinas disponibilizadas para as crianças e adolescentes até 15 anos. Isso é sinal que o trabalho que estamos fazendo no Estado está dando resultados”, comemora a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos.


OUTROS DADOS – Para as demais coberturas vacinais o Paraná finalizou 2024 com 81,27% para febre amarela (para crianças até 12 meses), 91,8% hepatite A, 90,6% meningocócica conj. C (menores de 1 ano), 94,3% pentavalente (menores de 1 ano) e 93,0% poliomielite (menores de 1 ano). Para todas elas a meta nacional é de 95%

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta segunda-feira

Paraná
Imagem de destaque

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Paraná

Jovem é preso após usar Pix para ameaçar de morte avós de ex no PR

Paraná

IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Bombeiros resgatam homem de 39 anos após 10 minutos submerso no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Política
Brasil

Governo Federal anuncia CNH com renovação automática para 'bons condutores'

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.