Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino fizeram nesta quinta-feira (30) as provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). Ao todo, 230 mil estudantes fizeram as provas, que servem para diagnosticar o nível de desempenho dos estudantes e definir ações de intervenções voltadas à melhoria da educação pública paranaense.
As avaliações do Saep têm como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e o Caderno de Expectativas de Aprendizagem, propiciando um quadro da situação da Educação Básica da rede pública estadual de ensino.
Os resultados do Sistema possibilitam a reflexão sobre o desempenho dos alunos e a articulação dos resultados com o planejamento de ações eficazes com foco na evolução e no processo de ensino e aprendizagem, atendendo um dos objetivos do Minha Escola Tem Ação (Meta), o principal programa pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.
Os estudantes do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, em Curitiba, aprovaram a avaliação. Para eles o desempenho no teste serve para aprimorar os conhecimentos.
Os colegas Beatriz Lubaszewski do Amaral, 17 anos, e Ernesto Eckel Tritny, também com 17 anos, contaram que a avaliação permite estabelecer um parâmetro com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o que foi visto durante o ano letivo.
AEN