O outono começa nesta quarta-feira (20/3), com grande possibilidade de queda nas temperaturas em diferentes regiões do Brasil. A previsão para a nova estação conta também com geadas, chuvas intensas e até possibilidade de neve em locais isolados.
O outono inicia às 0h06 desta quarta e termina às 17h51 de 21 de junho, segundo o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A estação marca a transição do verão quente e úmido e o inverno frio e seco, em especial na região central. Durante esse período, as chuvas ficarão mais escassas no interior do país, em particular no semiárido do Nordeste.
A previsão do Inmet é de fenômenos adversos, como nevoeiros, geadas, chuvas fortes e até neve. Confira como ficará cada região do país durante a nova estação:
Centro-Oeste: nevoeiros, geadas e friagem
Norte: friagem e chuva
Nordeste: chuva
Sul: nevoeiros, geadas e neve,
Sudeste: nevoeiros, geadas e neve
O outono é caracterizado por entradas de massas de ar frio vindas do sul do continente que são responsáveis pela queda das temperaturas, em especial no Sul e Sudeste.
No Centro-Oeste, a previsão de geada vale apenas para o Mato Grosso do Sul. O estado também pode registrar queda nas temperaturas, assim como no sul da região Norte e em Mato Grosso.