Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Paraná foi 3º estado que mais gerou postos de trabalho de janeiro a maio: 84 mil vagas

01 jul 2025 às 10:06
Por: Portal Tarobá

O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no Brasil entre janeiro e maio de 2025, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (30). No período, foram registrados 84.882 novos postos formais de trabalho, saldo de 921.638 admissões e de 836.756 desligamentos realizados ao longo dos cinco primeiros meses do ano.


O saldo positivo de empregos registrado pelo Paraná só é menor do que o resultado de São Paulo, com 309.759 vagas criadas, e Minas Gerais, com 124.272 novos postos, que são os dois estados mais populosos do País. Após o Paraná, os estados com mais empregos criados foram Rio Grande do Sul (73.861), Santa Catarina (73.769) e Bahia (59.319).


Somente no mês maio, o saldo de novas vagas no Paraná foi de 6.866. Com isso, o Estado chegou a 3.304.061 pessoas empregadas com carteira assinada, segundo os dados do Caged. O número é o maior já registrado pelo Paraná em toda a série histórica, iniciada em 2020.


    Em todo o Brasil, o saldo de empregos gerados nos cinco primeiros meses do ano é de 1.051.244 postos de trabalho, com 148.992 vagas criadas no mês de maio. Com isso, o País tem 48.251.304 trabalhadores empregados com carteira assinada.


    “O Paraná segue como referência em geração de empregos, na liderança na região Sul e como terceiro estado que mais criou vagas em todo o Brasil. Esse resultado é fruto de muito trabalho e de políticas públicas responsáveis. Estamos qualificando a nossa mão de obra, apoiando os setores produtivos e criando condições para que cada vez mais paranaenses tenham acesso a boas oportunidades, dignidade e qualidade de vida”, afirmou o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

    Outras notícias

    PRF apreende 27 iPhones escondidos em estepe de veículo na BR-277, em Irati

    Operação conjunta prende irmãos acusados do homicidio de Wesley Pinheiro Rodrigues, ocorrido em Castro

    Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral


    SETORES – Todos os segmentos da economia paranaense registraram aumento no número de postos de trabalho nos cinco primeiros meses do ano. Quase metade das vagas criadas foram no setor de serviços, com 42.778 novos contratados formais. A indústria foi a segunda atividade com maior saldo de contratações, com 20.297. Na sequência estão a construção civil (9.886), o comércio (9.665) e a agropecuária (2.256).


    Considerando apenas os dados de maio, foram 2.688 novas vagas criadas no setor de serviço, 1.965 novos postos de trabalho no comércio, 1.397 novos empregos na construção civil e 976 novos trabalhos na indústria. A agropecuária teve um saldo negativo de 160 empregos ao longo do mês.


    PERFIL – De todos os novos contratados entre janeiro e maio deste ano no Paraná, a grande maioria era de jovens entre 18 e 24 anos. Ao todo, foram 37.270 pessoas contratadas para novas vagas de trabalho nesta faixa etária, o que corresponde a 44% de todo o saldo de contratações do Estado em 2025. Na divisão por gêneros, a distribuição de novos contratados registrou uma divisão equilibrada, com 42.634 homens contratados para novas vagas e 42.248 mulheres.

    Veja também

    Relacionadas

    Paraná
    Imagem de destaque

    Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

    Paraná
    Imagem de destaque

    Caminhão tomba na BR-376 em Tibagi e motorista morre no local

    Paraná

    Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

    Paraná

    Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

    Mais Lidas

    Cidade
    Londrina e região

    Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

    Cidade
    Londrina e região

    Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

    Cidade
    Londrina e região

    Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

    Cidade
    Londrina e região

    Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

    Cidade
    Londrina e região

    Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

    Podcasts

    Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

    Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

    Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

    Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.