Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Paraná reduz o número de casos e mortes por tuberculose

15 mar 2018 às 18:36
Por: Redação Tarobá News

Nos últimos 10 anos, o Paraná reduziu em 22% a incidência de casos de tuberculose. A taxa caiu de 24 casos por 100 mil habitantes em 2008 para 18,7 casos em 2017. O coeficiente de mortalidade caiu o de 1,39 para 1,05 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (15), em Curitiba, durante o I Seminário Paranaense pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Paraná, que conta com a participação de 270 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado e municípios.

“A tuberculose é uma doença que não sai da nossa agenda e não pode sair. Temos todas as condições de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde e estamos trabalhando para isso”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Ele reforçou que o Paraná tem uma rede organizada para prover diagnóstico e tratamento da doença, mas que é necessário trabalhar de forma intersetorial para a adesão ao tratamento.

MAIS MATA - A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. A meta do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública (2017) é reduzir a incidência da doença para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e a mortalidade para menos de 1 caso por 100 mil habitantes.

“O Paraná está nesse caminho. Todos aqui presentes, que trabalham direta ou indiretamente com a saúde, precisam ajudar nesta linha de cuidado. Os índices que temos até o momento é resultado de trabalho sustentável e harmônico entre todos os setores”, declarou a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

Outras notícias

Governo do Paraná distribui caixas d’água para famílias de baixa renda

MPPR pede a prisão preventiva de investigado por manter em cárcere privado a esposa e filho

Vídeo mostra caminhão tombando e interditando parte da BR-376 em Guaratuba

SEMINÁRIO – O principal objetivo do evento é proporcionar um espaço para atualização e debate sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose. “É importante salientar que a prevenção da tuberculose deve ser contínua, independente das questões internas e externas de gestão”, disse a enfermeira do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Danielle Maria Pelissari.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Marco Antônio Teixeira, o trabalho que se faz hoje reflete nas próximas gerações. O Paraná é um destaque por incentivar e investir para cumprir essas metas”, ressaltou ele.

HOSPITAL – Nesta sexta-feira (16), o evento continua no Hospital Regional da Lapa São Sebastião, referência estadual e nacional para internamento dos casos de tuberculose, especialmente os multirresistentes.
O Hospital é o único da região sul do Brasil a oferecer tratamento à tuberculose. Os outros dois hospitais com esse perfil estão localizados no Rio de Janeiro e em Manaus. O diretor-geral do Hospital da Lapa, Miguel Wille, destaca que a instituição é referência na área há 90 anos, principalmente para os mais vulneráveis.

AEN

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Projeto do governo do Paraná cria Programa de Segurança Alimentar para Universitários

Paraná
Imagem de destaque

Carreta carregada de cerveja tomba na BR-153 e carga é saqueada

Paraná

Mulher pede ajuda com bilhete e é resgatada de cárcere privado pela polícia

Paraná

Ação integrada resulta em prisão e apreensão de drogas e arma na PR-323

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 42 anos morre após ser atingido por caminhão na Avenida Tiradentes

Cidade
Cascavel e região

Condutor de carro que atropelou e matou idoso no Centro de Cascavel se apresenta à polícia

Cidade
Cascavel e região

Casal encontrado morto em apartamento no sudoeste; polícia investiga feminicídio

Cidade
Londrina e região

Três homens invadem chácara e fazem vítimas de refém no Contorno Norte de Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Suspeito de violência contra companheira é baleado na região central de Londrina

Podcasts

Imagem de destaque

Podcast Falando de Gestão | EP 02 | Saúde Mental | Dra. Michele Marcondes dos Reis

Imagem de destaque

Podcast Pod Tah | EP 02 | Rosi Oliveira

Podcast Cíntia Invest - EP 02 - Joenice Diniz

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.