Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Paraná reduz o número de casos e mortes por tuberculose

15 mar 2018 às 18:36
Por: Redação Tarobá News

Nos últimos 10 anos, o Paraná reduziu em 22% a incidência de casos de tuberculose. A taxa caiu de 24 casos por 100 mil habitantes em 2008 para 18,7 casos em 2017. O coeficiente de mortalidade caiu o de 1,39 para 1,05 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (15), em Curitiba, durante o I Seminário Paranaense pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Paraná, que conta com a participação de 270 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado e municípios.

“A tuberculose é uma doença que não sai da nossa agenda e não pode sair. Temos todas as condições de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde e estamos trabalhando para isso”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Ele reforçou que o Paraná tem uma rede organizada para prover diagnóstico e tratamento da doença, mas que é necessário trabalhar de forma intersetorial para a adesão ao tratamento.

MAIS MATA - A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. A meta do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública (2017) é reduzir a incidência da doença para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e a mortalidade para menos de 1 caso por 100 mil habitantes.

“O Paraná está nesse caminho. Todos aqui presentes, que trabalham direta ou indiretamente com a saúde, precisam ajudar nesta linha de cuidado. Os índices que temos até o momento é resultado de trabalho sustentável e harmônico entre todos os setores”, declarou a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

Outras notícias

Cadeirante ri de erro em jogo de sinuca, arranja confusão e mata homem em bar

Câmera interna mostra desespero de passageiros em ônibus atingido por trem em Curitiba

Cidades perto de 0ºC e sensação térmica negativa: frio volta ao Paraná e só vai embora na sexta

SEMINÁRIO – O principal objetivo do evento é proporcionar um espaço para atualização e debate sobre diagnóstico e tratamento da tuberculose. “É importante salientar que a prevenção da tuberculose deve ser contínua, independente das questões internas e externas de gestão”, disse a enfermeira do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Danielle Maria Pelissari.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Marco Antônio Teixeira, o trabalho que se faz hoje reflete nas próximas gerações. O Paraná é um destaque por incentivar e investir para cumprir essas metas”, ressaltou ele.

HOSPITAL – Nesta sexta-feira (16), o evento continua no Hospital Regional da Lapa São Sebastião, referência estadual e nacional para internamento dos casos de tuberculose, especialmente os multirresistentes.
O Hospital é o único da região sul do Brasil a oferecer tratamento à tuberculose. Os outros dois hospitais com esse perfil estão localizados no Rio de Janeiro e em Manaus. O diretor-geral do Hospital da Lapa, Miguel Wille, destaca que a instituição é referência na área há 90 anos, principalmente para os mais vulneráveis.

AEN

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Caminhoneiros bêbados são flagrados pela PRF na contramão da BR-277, em Balsa Nova

Paraná
Imagem de destaque

Acidente na PR-460 em Pitanga mata criança, jovem e bebê e fere dois adultos

Paraná

Recorde: Agências do Trabalhador do PR ofertam 25 mil vagas; veja opções no Oeste do PR

Paraná

Após 16 mil atestados em junho prefeitura de cidade do PR fecha o cerco nas urgências

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: pai e duas crianças que morreram em acidente são identificados

Cidade
Londrina e região

Acidente entre caminhão e carro deixa três mortos na PR-445, próximo a Tamarana

Paraná
Cascavel e região

Após 16 mil atestados em junho prefeitura de cidade do PR fecha o cerco nas urgências

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina anuncia instalação de sistema obrigatório para ILS

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: batida entre ônibus escolar e carro deixa três pessoas mortas em Corbélia

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 21 | Neurofeedback | Dra. Michele Marcondes

Podcast Pod Tah | EP 21 | Infância, Telas e Ansiedade | Carol Benhame

Podcast Marketing Interno Cast | EP 3 | A Jornada do Restaurante Paizão | Charles Costa

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.