A região das Chácaras São Miguel, na zona sul de Londrina, pode se tornar um atrativo turístico. Pelo menos essa é a intenção dos moradores próximos, que temem outra destinação para uma das pedreiras. A CMTU teria a intenção de transformar o espaço em um ponto de descarte de entulho.
A antiga pedreira dos padres fica na zona sul da cidade. São 3 mil m², um espaço cheio de natureza. O paredão impressiona, com seus 40 metros de altura. Os moradores das Chácaras São Miguel vizinhos da área alegam que a CMTU tinha planos para o espaço. Mas nada para explorar a beleza, ao contrário: queria tornar o local um ponto de despejo para restos de material de construção.
Para evitar que a pedreira se torne uma espécie de lixão, a associação de moradores convocou uma reunião com representantes da prefeitura. A CMTU não esteve presente, mas confirmou que fez um pedido à Secretaria de Ambiente, que teria sido negado. O gerente da SEMA disse que desconhece qualquer licença ambiental para tornar o lugar uma área de descarte. Diante da beleza natural e imponência do espaço, os moradores acreditam que a pedreira tem um potencial turístico: o lugar seria ideal para atividades de aventura como rapel e também shows e eventos.
Profissionais ligados ao turismo estiveram presentes e confirmam esta vocação. O que era para ser área de entulho pode se transformar em um parque, esse foi o desfecho da reunião. Um projeto turístico deve ser apresentado na câmara.
Reportagem: Heloísa Pedrosa.