Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Cascavel e região

Projeto do governo do Paraná cria Programa de Segurança Alimentar para Universitários

Uma das metas do projeto é facilitar o acesso à alimentação dentro das universidades ou fornecer auxílio para que os estudantes possam se alimentar próximos ao local de estudo, evitando assim a evasão.
17 mar 2025 às 18:09
Por: Portal Tarobá e Assessoria de Imprensa

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (17) o Projeto de Lei nº 787/2024, que cria o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional para Universitários. A iniciativa, proposta pelo governo do estado, tem como objetivo assegurar que estudantes das universidades estaduais tenham acesso a refeições de qualidade, garantindo condições mais justas para a permanência no ensino superior.


O deputado cascavelense, e primeiro secretário da Assemleia Legislativa do Paraná, Gugu Bueno falou sobre o tema: “Esse é um projeto de impacto social importante. Nós sabemos que temos algumas universidades que já possuem restaurantes universitários, outras não, e aquelas que possuem muitas vezes têm regras próprias. O governador Ratinho Junior busca dar uma segurança jurídica e estabelecer parâmetros para garantir que essas estruturas possam oferecer melhores condições para os estudantes”, destacou o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno.


A medida autoriza as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) a implementarem programas próprios de alimentação, oferecendo refeições subsidiadas em restaurantes universitários ou, onde não houver estrutura disponível, concedendo auxílio financeiro aos alunos.


O que muda?

Quando a lei for sancionada, as universidades estaduais passarão a ter segurança jurídica para implementar e regulamentar seus programas de alimentação, garantindo benefícios como, refeições subsidiadas nos restaurantes universitários já existentes; auxílio financeiro para alimentação em universidades sem estrutura própria; isenção ou descontos escalonados conforme a renda dos estudantes; dedução da evasão universitária por dificuldades financeiras; alimentação acessível e de qualidade, favorecendo o desempenho acadêmico.

Outras notícias

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Acidente entre três caminhões deixa um motorista morto e fecha a BR-376 em Guaratuba


Outro ponto destacado pelo deputado Gugu Bueno, é a redução da evasão universitária. Muitos alunos deixam os estudos por dificuldades financeiras, incluindo a falta de recursos para alimentação. O programa busca minimizar esse problema, garantindo que nenhum estudante precise abandonar sua formação por não ter condições de se alimentar dentro da universidade.


“Com essa iniciativa, queremos uma universidade pública cada vez mais fortalecida e acessível ao cidadão paranaense. Para muitos estudantes que saem de suas cidades para estudar, a despesa com alimentação pode ser um grande desafio. O governador Ratinho Junior é sensível a essa realidade, e essa medida será um avanço importante para os restaurantes universitários de todo o Paraná”, complementou Gugu Bueno.


Mais segurança alimentar 


O programa permite que cada universidade adapte as regras conforme sua realidade e orçamento, garantindo flexibilidade na aplicação dos recursos. Além disso, o custo das refeições poderá ser escalonado de acordo com a condição socioeconômica dos alunos, ampliando o acesso a estudantes de baixa renda.


A proposta foi elaborada dentro das diretrizes da Lei Estadual nº 20.933/2021 e das Leis Orçamentárias Anuais, sem gerar aumento de despesas ao estado, pois utiliza recursos já previstos no orçamento das universidades.


Com essa aprovação, o Paraná avança na construção de um sistema de ensino superior mais inclusivo, sustentável e socialmente responsável, garantindo que a alimentação digna passe a ser um direito dentro das universidades estaduais.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Com alíquota de 1,9% e desconto à vista, Fazenda divulga datas do IPVA 2026

Paraná
Imagem de destaque

IPVA 45% mais barato: Paraná tem quase 2 carros emplacados por minuto em novembro

Paraná

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul

Paraná

Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta segunda-feira

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.