Começa nesta quarta-feira (16) a Rota de Inovação, ação do Governo do Estado em conjunto com os ambientes promotores de inovação do Paraná. A iniciativa faz parte da agenda da Semana Estadual de Inovação – ao todo serão mais de 50 ações acontecendo em 22 municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Norte, Noroeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Sudeste.
A programação acontece entre 16 e 22 de outubro com ações realizadas diariamente em diversos horários e para todos os tipos de público. A agenda completa está disponível no site da Semana de Inovação.
A Rota da Inovação tem como objetivo engajar a comunidade local em atividades que provocam a inovação e o desenvolvimento sustentável por meio de visitas guiadas em ambientes inovadores, palestras e workshops com especialistas, além da oportunidade de networking com empreendedores.
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, explica que a iniciativa denota o compromisso do Paraná com o avanço tecnológico e a educação. “É uma oportunidade não só para a população no geral conhecer esses espaços, mas também se envolver no que é realizado ali”, afirma.
Durante toda a semana, a população terá a oportunidade de visitar e participar de ações que serão realizadas em hubs, incubadoras, universidade, laboratórios, feiras, hackathons e painéis sobre temas voltados à tecnologia, pesquisa, inteligência artificial e inovação.
Entre as atividades promovidas dentro da Rota da Inovação está o maior evento da área no Norte Pioneiro, a GeniusCon 2024, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro em Jacarezinho.
A Universidade Positivo, em Curitiba, vai promover uma visita no ecossistema de inovação da instituição, o Parque Tecnológico Ecohub. O espaço conta com laboratórios especializados, centros de simulação médica, o ateliê de Arquitetura, além do Teatro Positivo. A visita acontece na sexta-feira, dia 18, e é necessário fazer inscrição para participar.,
Na segunda-feira (21), a Hotmilk, aceleradora de startups da PUCPR, também abre as portas para visitação ao espaço e ao Centro de Realidade Estendida. Durante a visita os participantes poderão conhecer projetos inovadores que são desenvolvidos no local, além da apresentação de tecnologias avançadas de realidade virtual.
Também estarão abertos para visitação parques teológicos como o Cilla Tech Park, em Guarapuava; o Itaipu Parquetec, em Marechal Cândido Rondon; o Parque Tecnológico da Indústria, na Fiep, em Curitiba; o Parque Tecnológico da UTFPR, na Capital; e o Maringatech, em Maringá; entre outros.
SEMANA DE INOVAÇÃO - O Governo do Paraná promove de 16 a 22 de outubro a Semana Estadual de Inovação. A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realizada neste ano em conjunto com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Turismo, Cultura, Planejamento e da Educação, com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), universidades, prefeituras, ambientes promotores de inovação do Estado, além do Icities, Instituto Synapse, Vellore Ventures e MWP.