A Sanepar e o cidadão agora podem trabalhar juntos para localizar e consertar vazamentos, através de um novo canal. A partir de agora, qualquer pessoa que visualizar algo suspeito na rua, que pareça um vazamento nas redes da empresa, pode fotografar ou gravar um vídeo para ajudar a resolver o problema.
O envio das imagens deve ser feito pelo WhatsApp no número
(41) 99544-0115. O cidadão vai interagir com a atendente virtual “Sane”, por
mensagem de texto. Ele deve digitar 2, opção para Informar Vazamento ou
alteração na Qualidade da Água. Depois, deve digitar 3, opção “Informar
vazamento por foto ou vídeo”. O vazamento pode ser de água ou esgoto dentro ou
fora do imóvel.
A pessoa que fizer o registro de um vazamento na rua não
precisa se identificar. Não é preciso fazer cadastro, digitar matrícula ou
qualquer dado que o identifique como cliente. Após compartilhar a foto ou o
vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local:
cidade e endereço. Estes dados ajudarão a encontrar o local com maior precisão.
Uma equipe especializada analisará a imagem e solicitará o serviço mais
adequado, dando maior celeridade ao atendimento.
“Acreditamos que ao usar este canal o cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade, pois nos ajudará a realizar um conserto na rede num menor espaço de tempo, evitando retrabalho. Desta forma, todos ganham, inclusive o meio ambiente", afirma o diretor Comercial Bihl Elerian Zanetti.
CAÇA VAZAMENTOS
Uma das metas do programa é diminuir às perdas provenientes de vazamentos Brasil é reduzir perdas no sistema de abastecimento. A Sanepar ressaltou em nota que realiza diversas ações para combater perdas de água, implementando tecnologias para localizar vazamentos, evitar submedição e regularizar situações de uso não autorizado e ou não medido, e é dentro desse contexto que esse novo canal se encaixa.
A empresa também alerta para os indícios que podem indicar um vazamento: água marejando no meio da rua ou calçada, pode ser um vazamento na rede de distribuição que estava oculto e aflorou, isto é, apareceu. Pode ser que esta água tenha “andado” por baixo da terra e esteja longe do ponto do rompimento.
Em nota a Sanepar também explicou algumas situações que são confundidas com vazamentos, mas que na realidade são outros processos, como por exemplo: um hidrante jorrando na rua. A situação é, na verdade, uma manobra operacional para lavar a rede de distribuição de água e eliminar bolsões de ar. Isto acontece normalmente após paradas programadas ou emergenciais para consertos no sistema de abastecimento.
No caso do esgoto não é difícil identificar um vazamento quando é de esgoto doméstico, especialmente pela coloração acinzentada e o cheiro característico. Água suja escorrendo na sarjeta indica possível vazamento ou ligação clandestina de esgoto, na calçada ou no meio da rua, significa que a rede coletora entupiu.