Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Secretaria da Saúde registra 21 casos de Mpox no Paraná; dois em Londrina

Não há registro de morte no Estado. Os casos estão distribuídos nos municípios de Curitiba, Londrina, Arapongas, Foz do Iguaçu, Ivaiporã e Santo Antônio da Platina. Publicação do informe será semanal
09 out 2024 às 19:20
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) publicou nesta quarta-feira (9) o primeiro Boletim Mpox de 2024 com o perfil epidemiológico dos casos confirmados no Estado. De acordo com o documento, atualmente existem 21 casos confirmados, sem registro de morte. Essas confirmações estão distribuídas nos municípios de Curitiba (14), Londrina (2), Arapongas (2), Foz do Iguaçu (1), Ivaiporã (1) e Santo Antônio da Platina (1). Os dados são extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.


A publicação, disponível no site da Sesa, será semanal, com informações sobre os casos de infecção, localidade, sintomas, meios de transmissão da doença e prevenção. O informativo também traz dados demográficos como faixa etária e sexo das pessoas infectadas. Em agosto de 2022 foi publicado o primeiro boletim sobre a doença.


A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Pode ser transmitida por toque, beijo, relações sexuais ou por meio de objetos como lençóis e roupas contaminadas.


“O boletim é mais uma ferramenta para atualizar os números aos profissionais da saúde e à população em geral, servindo como uma importante fonte de informação. A notificação da Mpox é considerada obrigatória e imediata, a fim de manter vigilância e ações de enfrentamento à doença”, disse Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.


Em agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública devido ao aumento expressivo de casos e mortes causadas por uma nova variante (1b) da doença na África. Após o anúncio, a Sesa fez o alerta sobre as medidas de prevenção e cuidados em relação à doença.

Outras notícias

PRF recupera Compass roubada em 2022; carro estava com placas clonadas

PRF inicia Operação Proclamação da República 2024 nesta quinta-feira, no Paraná

Após confusão no trânsito, homem tem ataque de fúria e quebra carros com machado


Em 2022 houve um pico de casos, chegando a mais de 10 mil confirmações no Brasil. No Paraná foram contabilizados 296 casos em 2022 e 42 em 2023.


Desde março de 2023, chegaram ao Estado 3.192 doses da vacina contra a doença, que tem como público-alvo, elencado pelo governo federal, pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA); homens cisgêneros (que se identificam como homens), travestis e mulheres transexuais que tenham idade igual ou superior a 18 anos, independente do status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4.


Também integram o público-alvo profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2), na faixa etária de 18 a 49 anos, e indivíduos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, casos prováveis ou confirmados para Mpox.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Durante a Operação Teia, dois suspeitos foram mortos em confronto com a polícia

Paraná
Imagem de destaque

Acusada de contratar organização criminosa para matar ex-marido é presa em Operação

Paraná

Mulher morre atropelada por veículo na BR-277 em Balsa Nova

Paraná

Motorista e dono de caminhão que tombou sobre van e matou 9 pessoas em Guaratuba são indiciados por homicídio

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mistério: homem desaparece após chegar no trabalho e carro usado por ele fica no local

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após sofrer grave acidente na Avenida Carlos João Strass

Cidade
Londrina e região

Morre menino de sete anos baleado no colo do pai por homem que invadiu casa da família

Cidade
Londrina e região

Quatro novos radares instalados em Londrina começam a multar nesta segunda-feira

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.