Imagens de uma câmera de monitoramento registraram o momento em que a jovem Stefany Nascimento Cordeiro, de 19 anos, foi surpreendida pela força de um tornado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O fenômeno, ocorrido no último sábado (10), atingiu ventos de 180 km/h e causou destruição, especialmente no bairro Guatupê.
Em entrevista, Stefany relatou que voltava do trabalho quando percebeu a intensidade da ventania e a grande quantidade de detritos no ar. O vídeo mostra a jovem tentando correr na direção contrária, atravessando a rua e se agarrando a uma árvore em busca de abrigo enquanto telhas e galhos eram arremessados.
"Quando eu notei as telhas voando, pensei em voltar correndo. No que eu voltei, eu me abracei numa árvore. Eu achei que ia morrer, eu pedia pela misericórdia de Jesus. Achei que não ia sair dessa", contou a jovem à reportagem.
Nas imagens, é possível ver Stefany caindo no chão pouco antes do sinal da câmera ser interrompido pela tempestade. Durante o episódio, ela foi atingida por destroços de um portão de uma empresa local. "Tô toda machucada, toda roxa. Fui atingida nas costas por um pedaço do portão. Ele subiu e, quando desceu, quebrou. Um dos pedaços bateu nas minhas costas", explicou.
Classificação e estragos
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado percorreu um trajeto de cerca de um quilômetro — sem tocar o solo ininterruptamente — e foi classificado como F2 na Escala Fujita. Esta escala mede a gravidade dos tornados baseada nos danos provocados e vai de F0 a F5.
Segundo balanço da Defesa Civil Estadual, o fenômeno impactou 1,2 mil pessoas e danificou 350 residências, além de causar quedas de árvores, desabamento de muros e danos à rede elétrica. Duas pessoas ficaram levemente feridas e duas famílias ficaram desalojadas. Equipes de socorro distribuíram 92 lonas para auxiliar os moradores atingidos na região.