Todos os locais
Todos os locais
Política
Brasil

Caiado se lança à Presidência e volta a criticar Lula e PEC da segurança

Caiado se lançou pré-candidato em Salvador, ao lado de Antônio Carlos Magalhães Neto e do senador Sergio Moro (União Brasil)
04 abr 2025 às 19:14
Por: UOL

O governador de Goiás, Ronado Caiado (União Brasil), lançou nesta sexta-feira (04), sua pré-candidatura à Presidência e não poupou críticas ao governo Lula (PT), à PEC da segurança segurança pública e à economia.


O que aconteceu:


Caiado se lançou pré-candidato em Salvador, ao lado de Antônio Carlos Magalhães Neto e do senador Sergio Moro (União Brasil). Seu discurso se concentrou em ataques ao presidente e no tema da segurança, visto com principal preocupação do brasileiro. "Querem colocar em pauta o Sistema Único de Segurança Pública. O Caiado desmascarou o presidente Lula na frente dele dizendo 'você quer tirar prerrogativa de estados.' Isso aí é dar poderes à bandidagem", disse ele em relação à PEC da segurança pública do ministro Ricardo Lewandwski.


Caiado é o único governador que apresentou divergência em relação à proposta do Ministério da Justiça de compartilhamento de banco de dados entre as polícias. 'Lá de Brasília querer achar que o iluminado vai saber como acontece a criminalidade na Bahia, no Ceará, em cada região do país", afirmou. O governador de Goiás tem como bandeira de campana o combate à criminalidade. 

Outras notícias

Kassab afirma que "se o PSD tiver candidato à Presidência, será Ratinho Júnior"

União Brasil deve indicar líder do partido na Câmara para substituir Juscelino em ministério

Deputada londrinense Luísa Canziani vai presidir comissão especial para regulamentar IA


Caiado também direcionou parte das críticas à economia sob o governo Lula, como a taxa de juros elevada pelo Banco Central. "Ele [Lula] toma duas medidas características de incompetente, passa a responsabilidade aos estados e aos prefeitos."


Governador de Goiás associou queda na popularidade de Lula à "falta de diálogo com a juventude". Segundo pesquisa Quaest contratada pela Genial Investimentos divulgada nesta semana, a desaprovação ao governo Lula (PT) atingiu 56% em março. "[Lula] acha que o jovem quer carteira assinada, ele está enganado. O jovem está é antenado à TI [tecnologia da informação], na inteligência artificial e no empreendedorismo".


Caiado aparece 14 pontos atrás de Lula em simulação da Quaest para 2026. O levatamento divulgado ontem mostra que o presidente tem 44% das intenções de voto contra 30% de Caiado. Numericamente ele é nome da direita com pior desempenho contra Lula na pesquisa. O mais bem colocado é Bolsonaro, que está inelegível, e aparece em empate técnico com o petista. 


Ele também criticou a posição do país no cenário internacional. "Governo Lula não tem plano de governo, não sabe a que veio", disse. "Se avaliarmos o Brasil no G-20, o Brasil está perdendo espaço. Se avaliarmos o Brasil nos Brics, só está ficando para nós a África do Sul, estamos crescendo só para baixo. É o Brasil perdendo para a Rússia, para a China, a Índia."


Sem citar nomes, Caiado criticou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. "Tem uma líder lá, foi colega nossa no parlamento, no Senado, todo mundo sabe que a única característica que ela tem é não saber articular, ele botou como secretária de articulação política do governo. É um elefante numa casa de louça'' 


Outras pautas apareceram no discurso com menor destaque como saúde e educação. Caiado disse ter acabado com o crime organizado em Goiás. Ele repetiu o slogan de campanha de que "em Goiás, ou o bandido muda de profissão ou muda de estado." Durante o ato, o governador recebeu o título de Cidadão Baiano e Comenda 2 de Julho [honraria da Assembleia Legislativa da Bahia].


Lançamento de pré-candidatura sem presenças importantes

Evento foi marcado por ausências importantes. Não dividiram o palanque com o governador o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre. A direção nacional do partido foi representada pelo vice-presidente e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. O cantor sertanejo Gusttavo Lima, que recentemente recuou da ideia de se lançar à disputa à presidência da República, também não esteve no ato.


Caiado ficou ao lado de Moro, que também voltou a criticar Lula e defender presos pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. O senador criticou a economia e também citou combate à criminalidade. "O que era picanha virou abóbora, virou ovo e, agora, não virou nada." O senador fez críticas diretas ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).


Moro disse que não se "justifica mulheres que se excederam estarem na cadeia". O senador fez referência ao caso da cabeleireira Débora Rodrigues, que virou símbolo para bolsonaristas na campanha pela anistia ao condenados pelos ataques à sede dos três Poderes e por crimes contra a democracia. A cabeleireira, conhecida por ter pichado a estátua da Justiça, que é acusada por cinco crimes e obteve o direito à prisão domiciliar há uma semana, após ficar dois anos na cadeia.


Apoiador de Lula em 2022, o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força esteve no ato de Caiado. Também estiveram no evento o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), o atual prefeito Bruno Reis (União), o vice-governador de Goiás Daniel Vilela (MDB) e o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ). 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

AGU pede investigação de deputado por declarações contra Lula

Política
Imagem de destaque

Indígenas poderão incluir etnia no registro durante evento em Brasília

Política

Juscelino Filho, ministro de Lula, é denunciado por suspeita de desvio de emendas

Política

Lula volta a criticar 'tarifaço' de Trump: 'Cidadão sozinho acha que é capaz de ditar regra'

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Jovem de 26 anos morre em acidente com carro na Avenida Tiradentes, em Londrina

Cidade
Londrina e região

PRF apreende 15 veículos nesta segunda na BR-369, em frente ao Parque Ney Braga

Cidade
Londrina e região

Adolescente sem capacete sofre acidente com moto e é socorrida em estado grave

Cidade
Londrina e região

Vereadores realizam vistoria no barracão que funciona como almoxarifado da prefeitura

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto no Brasmadeira é identificado como Clebson Sampaio da Silva

Podcasts

REDES 5G
Imagem de destaque

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 4 | Internet e conectividade na ExpoLondrina

CULTURA CAFEEIRA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 3 | Cafés especiais e o turismo cafeeiro em Londrina

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 2 | Via Rural Smart Farm na ExpoLondrina - A força da extensão integrada

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.