Depois do primeiro debate entre Kamala Harris e Donald Trump, realizado na noite desta terça-feira (10) pela emissora ABC News, a campanha da candidata democrata nas eleições dos Estados Unidos “desafiou” o republicano a participar de um segundo confronto.
Em nota, reproduzida pela própria ABC, a equipe elogiou o desempenho da vice de Joe Biden e criticou o comportamento do ex-presidente.
"Sob as luzes brilhantes, o povo americano pode ver a escolha que enfrentará neste outono nas urnas: entre seguir em frente com Kamala Harris ou voltar atrás com Trump. Foi isso que eles viram esta noite e o que devem ver em um segundo debate em outubro. A vice-presidente Harris está pronta para um segundo debate. Donald Trump também está?", diz o texto.
Trump, em seguida, disse à imprensa que “eles querem outro debate porque perderam”. “Nós vamos pensar sobre isso”, respondeu.
Como foi o debate
O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris começou com um gesto surpreendente da atual vice-presidente, que se dirigiu até o adversário e o cumprimentou. “Prazer, Kamala Harris”, disse a candidata democrata. O republicano desviou o olhar, mas apertou a mão.
O clima mudou logo após a primeira pergunta dos moderadores David Muir, âncora do World News Tonight, e Linsey Davis, do ABC News Live Prime. Diferente do esperado, Kamala iniciou o debate com uma postura agressiva. Questionada sobre a economia dos Estados Unidos, ela afirmou que, durante o governo Biden, precisou “limpar a bagunça”.
"Vamos falar sobre o que Trump nos deixou. Ele nos deixou com o pior ataque à democracia desde a Guerra Civil. O que fizemos foi limpar a bagunça de Trump.", disse Kamala.
O ex-presidente rebateu dizendo que a adversária não tem um plano de governo e apenas “copiou” o plano do atual presidente.
"Ela é uma marxista, o pai dela era um professor marxista. Ele a ensinou muito bem.", Trump.
Imigração
Um dos temas mais discutidos no primeiro bloco do debate foi a imigração – mesmo quando este não era o assunto da pergunta.
Trump afirmou que a cidade de Springfield, em Ohio, estava sendo invadida por imigrantes e que eles estavam "comendo cachorros e gatos". A afirmação foi logo desmentida pelo apresentador do debate.
O ex-presidente ainda acusou Kamala de ser "incompetente e negligente". Em determinado momento, afirmou que teme que os Estados Unidos virem "uma Venezuela com esteroides".
Aborto
O tema aborto também foi tratado durante o encontro. Em um momento de troca de acusações, Trump se equilibrou para não se posicionar contra o aborto e disse que a decisão seria tomada pelos estados.
Já Kamala fez duras críticas ao adversário e garantiu que vai apoiar uma lei para garantir o aborto legal em todo país, que é uma das principais bandeiras da campanha da democrata.