Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

'Debate de escala 6 por 1 é oportunismo eleitoral', diz presidente da CNI

Em entrevista à Rádio BandNews FM, presidente da confederação, Ricardo Alban, afirma que debate é válido, mas alerta para riscos de inflação e perda de competitividade sem aumento da eficiência
12 fev 2026 às 17:40
Por: Band
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Em entrevista exclusiva à Rádio BandNews FM, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, condicionou a discussão sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil a um debate prioritário sobre o aumento da produtividade no país. Para ele, abolir a escala 6 por 1 sem garantir ganhos de eficiência pode gerar inflação, perda de competitividade e agravar o déficit público. O presidente da Confederação Nacional da Indústria conversou com o âncora do BandNews no Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, com os apresentadores Larissa Biscaia e Umberto Ferretti e com a colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa.


Alban destacou que a média de horas efetivamente trabalhadas no Brasil já é de 39,3 horas semanais, abaixo da média de 42 horas de países da OCDE e do G20. Ele alertou que o país não pode adotar uma medida que impacte a economia de forma negativa, especialmente em um cenário de produtividade estagnada há décadas.


O X da questão: Produtividade

Segundo o presidente da CNI, a baixa produtividade brasileira, que cresce apenas 0,2% ao ano nas últimas três décadas, é o principal entrave para a discussão. Ele comparou a situação com a da China, que possui uma jornada de 9 horas diárias, seis dias por semana, mas que alcançou um avanço tecnológico e de produtividade expressivo.


"Não faz sentido nós termos tantas obrigatoriedades sem haver as ambiências necessárias para que isso aconteça", afirmou Alban. Ele defendeu a criação de métricas para avaliar o impacto da medida no PIB, na inflação e no emprego antes de qualquer decisão ser tomada, criticando o que chamou de "oportunismo" em ano eleitoral.

Outras notícias

Fachin apresenta a ministros do STF relatório da PF sobre Toffoli

Banco Master: Toffoli pede que PF envie dados de celulares apreendidos

Órgãos públicos estaduais terão horários diferenciados no Carnaval; confira a lista


Críticas ao 'Custo Brasil' e ao Papel do Estado

Questionado sobre a responsabilidade das empresas na baixa produtividade, Alban apontou o "Custo Brasil" como um dos principais vilões. Ele citou a alta carga tributária, a insegurança jurídica e a falta de investimentos em inovação como fatores que impedem o avanço do setor produtivo.


O presidente da CNI criticou a falta de ação do Estado em frentes que poderiam aumentar a arrecadação e melhorar o ambiente de negócios. Ele citou a não regulamentação dos cigarros eletrônicos, que poderia gerar bilhões em impostos, e a tributação das apostas esportivas como exemplos de oportunidades perdidas.


Busca por competitividade e o acordo Mercosul-UE

Para Alban, uma das saídas para aumentar a competitividade da indústria brasileira é a efetivação de acordos comerciais, como o do Mercosul com a União Europeia. Ele se mostrou otimista com a aprovação do tratado, que, segundo ele, forçaria a indústria nacional a se modernizar e a agregar mais valor a seus produtos.


"A geopolítica hoje está dizendo tudo. Nós temos que aproveitar, por sermos sempre um país amigo, um país afável com todas as suas relações comerciais", destacou. A CNI tem intensificado sua atuação internacional para facilitar a inserção do setor industrial brasileiro no mercado global.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

Política
Imagem de destaque

Associações de juízes defendem no STF manutenção de penduricalhos

Política

Marco Buzzi está sendo pressionado a pedir voluntariamente a aposentadoria

Política

Trump diz que reunião com Netanyahu sobre o Irã foi "muito produtiva"

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora de Londrina denuncia possível irregularidade no abastecimento da frota da prefeitura

Cidade
Londrina e região

Homem de 38 anos é assassinado dentro de ferro-velho em Ibiporã: foram pelo menos 18 tiros

Cidade
Cascavel e região

Ortopedista é condenado a 10 anos de prisão por cobrar pacientes do SUS em Toledo

Cidade
Londrina e região

Investigação de execução de empresário em Ibiporã revela envolvimento com agiotagem

Cidade
Cascavel e região

Criança de cinco anos morre após ser atropelada por caminhão: brincava no momento do acidente

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Podcast Falando de Gestão | EP 47 | Gestão, Educação e Propósito | Dilson Catarino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.