Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Governadores reagem ao anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro

A definição real do xadrez político deve ocorrer apenas em abril de 2026, prazo limite para que os governadores renunciem aos seus mandatos caso desejem disputar a presidência
07 dez 2025 às 09:17
Por: Band
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O cenário para a corrida presidencial de 2026 ganhou novos contornos nesta semana após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL)


A movimentação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou reações mistas entre os governadores da direita e centro-direita, variando entre o apoio irrestrito, a manutenção de candidaturas próprias e um estratégico silêncio.


O silêncio de Tarcísio e a resistência de Zema e Caiado


A reação mais aguardada foi a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Considerado pelo PT e por analistas políticos como o nome mais competitivo para enfrentar o presidente Lula, Tarcísio completou 24 horas de silêncio após o anúncio. Mesmo participando de eventos públicos no interior paulista, o governador evitou comentar a entrada de Flávio na disputa.


Em contrapartida, outros governadores que almejam o Planalto foram vocais em manter suas posições. Durante um encontro sobre segurança pública no Rio de Janeiro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que sua pré-candidatura segue inalterada.


"A minha pré-candidatura não muda em nada. Inclusive, quando me lancei, estive com o presidente Bolsonaro comunicando-o. Nós temos a visão de que quanto mais candidatos a direita tiver, melhor", declarou Zema.


Na mesma linha, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), avisou que não recuará e manterá seu nome na disputa pelo Executivo federal.

Outras notícias

Flávio ligou para Tarcísio para avisar sobre escolha de Bolsonaro

Davi Alcolumbre agradece Lula e faz aceno político em meio à tensão

Gilmar Mendes resiste à pressão e mantém mudanças no rito de impeachment


Apoio interno e a "bênção" da família


Dentro do PL, a fidelidade partidária falou mais alto. Os governadores Jorginho Mello (SC) e Cláudio Castro (RJ) manifestaram apoio imediato a Flávio Bolsonaro. Segundo o senador, a escolha de seu nome para a disputa teria sido feita pelo próprio pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.


A ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, também endossou a candidatura, divulgando uma nota de apoio ao enteado, desejando "sabedoria e força" na nova missão.


A cautela do PSD

Outros nomes relevantes do cenário nacional preferiram a cautela. Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR), ambos do PSD — partido presidido por Gilberto Kassab —, adotaram um discurso de postergação.


"Isso vai ser construído lá na frente. Nesse primeiro momento, o meu compromisso é com o Paraná. No ano de 2026 nós vamos discutir 2026", afirmou Ratinho Júnior, indicando que as definições do partido só ocorrerão no ano eleitoral.


"Balão de Ensaio" e a visão do PT


Nos bastidores de Brasília, a leitura de líderes do Centrão (bloco que engloba PP, Republicanos e União Brasil) é de que o lançamento de Flávio Bolsonaro funciona como um "balão de ensaio". O objetivo seria testar a viabilidade e competitividade do senador, que até o momento aparece atrás de outros nomes da direita nas pesquisas de intenção de voto.


Para a liderança do Partido dos Trabalhadores (PT), a estratégia de reeleição de Lula permanece inalterada. Os petistas avaliam que a pré-candidatura de Flávio só se sustentará caso Tarcísio de Freitas decida não concorrer. Na visão do governo federal, o governador de São Paulo continua sendo o adversário mais forte e capaz de unificar a oposição.


A definição real do xadrez político deve ocorrer apenas em abril de 2026, prazo limite para que os governadores renunciem aos seus mandatos caso desejem disputar a presidência.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Bolsonaro escolhe Flávio para ser candidato à presidência nas eleições

Política
Imagem de destaque

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Política

Ministro proíbe repasse de emendas para Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Política

Gilmar Mendes nega pedido da AGU para rever decisão sobre impeachment

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.