Por meio de seus perfis nas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro postou uma mensagem em seu perfil explicando seu quadro de saúde. Segundo ele, que está internado desde o início da tarde desta sexta-feira (11) em um hospital de Natal (RN), seu quadro é estável e, por enquanto, não há necessidade de cirurgia na região do abdome.
“Graças a Deus, meu quadro está estável e sigo me recuperando, sem febre e com boa evolução clínica. A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia”, escreveu Bolsonaro.
Bolsonaro agradeceu ao atendimento prestado em Santa Cruz e Natal e também às mensagens e orações por uma pronta recuperação. Ele atribuiu a complicação no intestino delgado ao atentado de faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Desde então, passou por várias intervenções cirúrgicas na região abdominal.
Mais cedo, o médico cirurgião Antônio Luiz Macedo, que cuida de Bolsonaro afirmou que ele poderia ser transferido para São Paulo e não descartou a chance de cirurgia. O ex-presidente precisou ser internado após sentir fortes dores na região abdominal. Ele se queixava de incômodo no local desde o início desta sexta.
O diretor do Hospital Rio Grande, onde Bolsonaro está internado, consciente e orientado e com parâmetros estáveis e recebendo hidratação venosa e que novos exames ainda estão sendo realizados. Ainda não há previsão sobre a decisão da transferência de Bolsonaro para um hospital em São Paulo ou qualquer previsão de alta hospitalar.
O ex-presidente estava na região para uma série de visitas a cidades no Nordeste. O evento “Rota 22”, do Partido Liberal, começou pelo Rio Grande do Norte e nesta sexta-feira (11) Bolsonaro iria para as cidades de Acari e Pau dos ferros.
Sentindo dores abdominais, Bolsonaro se sentiu mal enquanto fazia um percurso na cidade de Santa Cruz, a 115km de Natal. Ele deu entrada no Hospital Municipal Aluízio Bezerra. Segundo a unidade, o ex-presidente foi caminhando até a ambulância, que o levou até o estádio da cidade, o Iberezão.
Depois, Bolsonaro foi transferido para a capital no helicóptero Potiguar 02, do governo do estado. Ele foi internado no Hospital Rio Grande, depois da aeronave pousar no Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, única unidade médica do estado que conta com heliponto. De lá, foi transferido com escolta até a outra unidade hospitalar.