Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Lula é recebido pela militância do MST e movimentos sociais em Londrina

19 mar 2022 às 13:58
Por: Redação Tarobá News

O pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Londrina por volta das 12h30 deste sábado (19) e foi diretamente para o assentamento Eli Vive, onde cumpre agenda. Batizada de “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares”, a atividade está sendo organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na manhã deste sábado, manifestantes contrários ao ex-presidente se reuniram no aeroporto para protestarem. O grupo estava com roupas em verde amarelo e com bandeiras do Brasil nas costas e chegou a queimar um banner com a foto de Lula.

Juntamente com Lula, o ato no assentamento Eli Vive também contou com a participação da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e deputada federal pelo Paraná Gleisi Hoffmann, de Roberto Requião, ex-senador que se filiou ao PT na última sexta-feira (19), e dos dirigentes nacionais do MST João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues. 

Este é o primeiro encontro presencial massivo do MST-PR após o início da pandemia da Covid-19, e também o reencontro do líder com militantes que fizeram parte da Vigília Lula Livre durante os 580 dias de prisão em Curitiba. Pelo menos 3 mil militantes do Movimento, de todas as regiões do estado, participaram da Vigília.

“Acolhemos Lula com todo o vigor humano que a Reforma Agrária construiu nestes últimos 40 anos, e com o mesmo vigor da resistência da Vigília Lula Livre, nos 580 dias de batalha em Curitiba”, enfatiza Roberto Baggio, da direção nacional do MST e integrante da coordenação da Vigília. 

Outras notícias

Trump diz que ações terrestres ocorrerão “muito em breve” na Venezuela

Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli

Defesa de Bolsonaro pede autorização para realizar exame na prisão

O ato é o lançamento nacional dos comitês de base dos movimentos, que tem como objetivo avançar na organização dos trabalhadores e fazer o debate sobre um projeto popular para Brasil com a população nos bairros, nos locais e de estudo, igrejas e espaços culturais.

Sandra Ferrer, assentada no Eli Vive e integrante da direção estadual do MST, conta que a comunidade e todo o MST do Paraná se mobilizaram para garantir a realização de uma bela atividade.

“Nós estamos muito felizes, radiantes. Queremos mostrar pro presidente Lula toda a nossa luta de anos, e que a reforma agrária é possível. Com a conquista da terra, que tem como trabalhar com a agroecologia, produção de comida para o povo, saúde, educação, cuidar da natureza”.

A ação é restrita a pessoas convidadas, realizada em local aberto, com orientação para uso de máscara e de álcool em gel. 

Produção de alimentos, educação e futebol 

O assentamento Eli Vive completou 13 anos no dia 19 de fevereiro, criado pelo então presidente Lula em 2009. Localizado no distrito de Lerroville, a comunidade tem 7.500 hectares, 501 famílias assentadas, em torno de 3 mil moradores.

Mais de 400 crianças e adolescentes estudam em duas escolas municipais e uma estadual do assentamento. Há cerca de 40 linhas escolares dentro da comunidade, que percorrem 109 quilômetros de estradas de terra do assentamento.

Os camponeses e camponesas têm grande produção de alimentos, entre leite, café, hortaliças, panificados e grãos em geral. Parte dos lotes já conquistaram certificação de produção orgânica e agroecológica, projeto em crescimento dentro da comunidade.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1

Política
Imagem de destaque

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Política

Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses

Política

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.