Após seis dias de consultas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já teve mais de 1,6 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos. Ao todo, foram realizadas 1.667.508 consultas, sendo que delas apenas 31.972 pessoas reconheceram os descontos como regulares.
Ao todo, o maior canal de atendimento tem sido o aplicativo Meu INSS, 1.534.508 das pesquisas (92,0%). Aas outras 133 mil (8,0%) foram realizadas pela central de atendimento do 135.
Até aqui, 41 entidades foram notificadas por realizar descontos e terão até 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove que eles foram devidamente autorizados.
Logo no primeiro dia de consultas, o presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., pediu que “curiosos” evitem acessar o Meu INSS, uma vez que milhões de usuários acessaram o aplicativo sem terem nenhum tipo de desconto, o que pode sobrecarregar o sistema.
Como pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS
Aposentados e pensionistas podem avisar se autorizaram ou não os descontos nos benefícios. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Aqueles que possuem o aplicativo do MEU INSS e tiveram algum tipo de desconto receberam a seguinte notificação:
“Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135''.
Caso o beneficiário constate que o desconto é indevido, ele deve fazer uma contestação para que haja o ressarcimento.