Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Moraes vê 'irregularidade isolada' e não decreta prisão de Bolsonaro

Na decisão, o ministro destacou que, caso haja novo descumprimento das cautelares, a decretação de prisão será “imediata”
24 jul 2025 às 15:33
Por: Band
Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes respondeu a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (24) e decidiu não decretar prisão preventiva do ex-mandatário após descumprimento da medida cautelar que impede o uso de redes sociais. 


Segundo a decisão, por se tratar de uma "irregularidade isolada", não haverá decretação de prisão neste momento. No entanto, o ministro destaca que, caso haja novo descumprimento, a decretação da prisão será “imediata”. 


"Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO da “ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata, nos termos do art. 312, § 1º, do Código de Processo Penal", diz trecho da decisão. 


Ao detalhar suas determinações, Moraes escreveu: "Como diversas vezes salientei na Presidência do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, a JUSTIÇA É CEGA MAS NÃO É TOLA!!!!!". 

Outras notícias

CCJ do Senado aprova PEC que prevê fim da escala 6x1

Um dia após ser solto, Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj

Câmara decide suspender Glauber Braga por 6 meses


Na decisão desta quinta, Moraes reforçou que, em sua primeira decisão sobre as cautelares, em nenhum momento Bolsonaro foi impedido de conceder entrevistas ou discursar. 


"Em momento algum JAIR MESSIAS BOLSONARO foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos ou privados, respeitados os horários estabelecidos nas medidas restritivas", escreve o ministro.


A defesa do ex-presidente foi intimada pelo ministro do Supremo nesta segunda-feira (21). Ele exigia explicações sobre um descumprimento de medidas cautelares e ameaçou prender o ex-presidente. 

Entre as medidas cautelares, Moraes proibiu Bolsonaro de usar redes sociais - seja diretamente ou por terceiros. Porém, no mesmo dia, o ex-presidente mostrou a tornozeleira eletrônica, o que gerou diversas publicações em redes sociais. O ministro do STF incluiu diversos exemplos na intimação.


Entenda

Na última sexta-feira (18), Moraes atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), impôs restrições ao ex-presidente e autorizou que a Polícia Federal (PF) cumprisse um mandato de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, em Brasília.


Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro não poderá se comunicar com Eduardo, que está nos Estados Unidos, não poderá manter contato com embaixadores ou se aproximar de embaixadas, deverá permanecer em casa a partir das 19 horas e não poderá usar as redes sociais.


Bolsonaro é acusado de integrar o denominado “núcleo 1” e tramar um golpe de estado contra o resultado das eleições de 2022. Ele também é investigado por tentativa de obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Política
Imagem de destaque

Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro

Política

Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato

Política

STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.