Política

“Participar da campanha”, diz Haddad sobre futuro ao deixar Ministério

03 fev 2026 às 09:49

Em entrevista à BandNews FMFernando Haddad falou sobre seu futuro após deixar o Ministério da Fazenda. O ministro confirmou que sairá da pasta em fevereiro, e afirmou que gostaria de participar da campanha de 2026 do presidente Lula.


“Hoje eu gostaria de participar da campanha do presidente. Isso que eu acho que eu vou fazer de melhor. Porque eu penso que nós temos que elaborar um bom plano para os próximos 4 anos. Não é um plano de mera continuidade, é um plano qualitativamente mais exigente em virtude de tudo o que está acontecendo no mundo e das oportunidades que se apresentam para o Brasil”, disse Haddad. 


O ministro também falou sobre as possibilidades que vêm sendo discutidas nos bastidores, onde ele poderia ser candidato ao senado ou disputar o governo de São Paulo. Haddad não se mostrou animado com as possibilidades. 


“Eu sou ministro do presidente há 10 anos. Imagina você servir uma pessoa 10 anos. Então entre eu e o presidente não tem essa: “Olha, eu vou fazer isso para você me dar aquilo”. Não tem espaço para isso. Eu penso que você tem que se colocar à disposição para aquilo que você está animado. Que entende que vai contribuir e vestir a camisa e dar de tudo. E eu fiz isso várias vezes. Então vem falar de sacrifício para mim?”, falou Haddad.


O ministro, inclusive, já sugeriu um nome para sua sucessão: Dario Durigan, atual secretário-executivo da pasta e "número dois" da Fazenda. Até o momento, no entanto, Lula ainda não "bateu o martelo" sobre a nomeação.