Política

'Tarifaço global': EUA e China anunciam acordo para reduzir taxas e pausa de 90 dias

12 mai 2025 às 09:18

Estados Unidos e China anunciaram, na madrugada desta segunda-feira (12), que chegaram a um acordo sobre o 'tarifaço global' imposto por Donald Trump, presidente norte-americano, no início de sua gestão referente a importação de produtos.



De acordo com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a Casa Branca e Pequim concordaram com uma paralisação de 90 dias nas tributações, além de uma redução nas tarifas em mais de 100% do atual praticado. 



Dessa forma, as tarifas dos EUA contra a China devem permanecer em 30% nos próximos 90 dias. Já as da China contra os EUA, em 10%.


O aumento recíproco das tarifas vinha causando enormes prejuízos ao comércio bilateral, que no ano passado ultrapassou 660 bilhões de dólares (R$ 3,7 trilhões).


Além das medidas ditadas acima, o novo acordo dispões de uma diminuição da taxa adicional que incide sobre o frete dos produtos importados. 


Nesta segunda-feira, Bessent disse que "os dois lados demonstraram grande respeito" durante as negociações. "Ambos os países representaram seus muito bem interesses nacionais ", afirmou o secretário. "Temos interesse em um comércio equilibrado, e os EUA continuarão caminhando em direção a isso."