Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tecnologia

Computador ou na tela do celular: onde é melhor fazer a compra?

27 set 2019 às 08:19
Por: Redação Tarobá News

Cada vez mais brasileiros estão acessando a internet e também é maior o número de pessoas que compra nos e-commerces. As telas de computador e de celulares dividem as atenções e têm vantagens e desvantagens.

Quando você precisar realizar a compra de um produto pela internet, prefere uma compra no mobile ou pelo seu computador? A pergunta pode parecer simples, mas, acredite, existem motivos para escolher um ou outro meio eletrônico.

De um lado temos uma máquina já bastante conhecida pelos brasileiros, com uma estrutura maior e mais robusta, além de uma tela ampla: o computador. Porém, do outro temos os smartphones que, apesar de menores, são capazes de fazer grandes tarefas e dar agilidade para as demandas do dia a dia.

E, embora pareça um pouco difícil escolher entre o melhor dispositivo para realizar as compras, o que se deve levar em consideração é a praticidade para o usuário.

Os brasileiros estão conectados

De acordo o IBGE, atualmente, mais de 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e segundo o próprio instituto existem 230 milhões de smartphones em uso no Brasil — o que supera o número da população, com atuais 209,3 milhões. Ou seja, em grande parte os brasileiros estão conectados através dos celulares.

Outras notícias

IA no dia a dia: veja como a inteligência artificial está mudando nossa rotina

Cresce a procura por programa de capacitação e introdução às novas tecnologias

Conheça cinco novas funções para o aplicativo de mensagens WhatsApp

Já domicílios com algum tipo de computador representam 52,3%, ou seja, um pouco mais de 110 milhões de habitantes possuem alguma máquina, como notebooks, em casa.

Conectividade impulsiona compras online

Esses dados refletem diretamente o comportamento de compra dos consumidores: segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos brasileiros que possuem acesso à internet preferem compras online às tradicionais.

Por isso, o comércio via web deve estar preparado para receber e adaptar às necessidades dos consumidores. Isso inclui tornar os sites mais responsivos, oferecer segurança por meio de uma criptografia digital, estar de acordo com o Código do Consumidor, entre outros pontos.

Vantagens de comprar pelo computador

Comprar online tem algumas vantagens, como, por exemplo, a tela ser maior, se  comparada aos smartphones. Com isso, fica muito mais fácil visualizar o produto, sua descrição, opiniões de outros consumidores e até aquelas letras miudinhas no final da tela que podem conter informações importantes como taxas de entrega e política de troca.

No smartphone ficar trocando de páginas dentro de um aplicativo web ainda não é algo tão intuitivo, o contrário acontece no computador, no qual é possível abrir guias, deixando a navegação mais fácil e objetiva.

Além desses pontos, ressalta-se também que no computador é muito mais fácil digitar as informações, mais prático escolher a forma de pagamento e rolar entre as informações da página sem que algum conteúdo esteja tampado pelo tamanho da tela.

Desvantagens de comprar pelo computador

Uma das desvantagens do computador, frente aos smartphones, é que as notificações podem não ser instantâneas. Ou seja, pode demorar para o consumidor descobrir uma promoção ou ser informado do pedido, por exemplo.

Além disso, alguns sites fazem promoções exclusivas para quem compra pelo aplicativo mobile; o que não ocorre nos PC’s.

Vantagens de comprar pelo celular

Ao contrário dos computadores, os celulares emitem instantaneamente algumas notificações. Seja promoções, novos produtos ou qualquer mensagem que beneficiará o consumidor na hora da compra: elas aparecem com mais rapidez na tela do celular e, com isso, há mais chances de realizar bons negócios.

Com o crescimento do uso do smartphone, os e-commerce estão aplicando campanhas e usabilidade específicas para quem usa o aparelho portátil, ou seja, tem ficado mais fácil e prático acessar os comércios eletrônicos através dos celulares.

Desvantagens de comprar pelo celular

Como o mobile ainda é algo novo para alguns negócios, alguns endereços eletrônicos ainda não são responsivos nos smartphones, resultando em demora ao carregar e dificuldade na visualização dos produtos, por exemplo. Por isso, muitas pessoas acabam preferindo o acesso por computador.

Nos smartphones, ler aquelas letrinhas miúdas, com informações como política de troca e especificações do produto pode ser mais difícil, principalmente se a tela do celular for menor. O mesmo acontece na hora de preencher formulários e dados pessoais.

Como se vê, ambos os dispositivos têm pontos positivos e negativos. Mas tanto um quanto o outro precisam ser usados sempre com segurança e sabedoria para evitar gastos excessivos e possíveis fraudes.

Veja também

Relacionadas

Tecnologia
Primeiro plano de inovação foi apresentado nesta manhã

Cascavel apresenta Plano Municipal de Inovação

Cidade
Imagem de destaque

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Tecnologia

Copel amplia eletrovia até Londrina para abastecer carros elétricos

Tecnologia

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.