Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Comportamento

Desenvolvimento infantil: pets podem ajudar a criar vínculos e senso de responsabilidade

09 nov 2020 às 08:50
Por: Redação Tarobá News

Companheiros fiéis e amigos leais, os pets são cada vez mais comuns nos lares brasileiros. Segundo levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo menos 2/3 das casas no País contam com a presença de algum animal de estimação. A grande maioria opta pelos cachorros, mas gatos, peixes, aves e pequenos animais exóticos também ganham os corações dos brasileiros.  Entre os principais benefícios, estão a diminuição do estresse e, também, a colaboração para o desenvolvimento infantil.

“A presença dos animais de estimação é importante, pois gera um vínculo de cuidado, carinho e um senso de responsabilidade. As crianças que têm bichinhos de estimação acabam ficando mais alegres porque eles são bastante participativos, principalmente os mais comuns, como cães e gatos”, introduz a médica psiquiatra, doutora Regiane Kunz Bereza.

Com isso, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo-comportamental, a presença dos pets também pode colaborar para o tratamento de transtornos psiquiátricos externalizantes, reduzindo, por exemplo, agressividade, explosões de raiva, problemas de conduta como mentiras e comportamento opositor. As crianças que apresentam ansiedade, falta de sono, alimentação desregulada, tristeza, depressão e repetição de perguntas também podem se beneficiar com a amizade dos bichinhos.

“As crianças têm necessidade de contato para o desenvolvimento e como as escolas fecharam, esse contato diminuiu, deixando uma sensação de abandono e solidão. Os sinais de alerta são alterações de comportamento como irritabilidade e agressividade, sintomas de depressão como choro isolamento, tristeza e os sintomas de ansiedade. De alguma forma, os pets podem ajudar a suprir esse sentimento de isolamento e ajudar as crianças a manterem seu desenvolvimento”, complementa a médica.

Porém, a indicação dos pets não deve desconsiderar o bem-estar do animal e a estrutura familiar. Para a doutora Regiane, é importante que os pais ou responsáveis pensem bem antes de ter um pet, sabendo que os bichos também são seres vivos e merecem atenção, cuidado e responsabilidade.

Outras notícias

Empresário Luciano Hang visita Grupo Tarobá de Comunicação

Você sabe a importância do networking para sua vida?

Como limpar sofá: confira as melhores soluções caseiras!

“Depois de pegar um bichinho de estimação, não dá para trocar ou abandonar quando a criança melhorar, por exemplo. É preciso ter muito cuidado na hora de tomar essa decisão de levar um pet para dentro de casa. Quando isso não for possível, o simples convívio com os animais já pode ajudar e funcionar como apoio terapêutico”, reforça a psiquiatra.

Hoje, vários estudos publicados garantem os benefícios de um pet no convívio familiar. Entre os principais pontos estão, por exemplo, um significativo quadro de melhora em pessoas com depressão que adotaram animais de estimação e o auxílio no desenvolvimento do sistema imunológico, evitando alergias e outros problemas respiratórios.

ASSESSORIA

Veja também

Relacionadas

Comportamento
Imagem de destaque

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

Comportamento
Imagem de destaque

6 dicas para preparar as crianças para a volta às aulas presenciais

Comportamento

Saiba quais fatores podem fazer você perder sua habilitação

Comportamento

Dez dicas de etiqueta nas redes sociais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Influenciador faz apelo para que crianças não fujam de casa após caso de Ubiratã

Cidade
Londrina e região

Corpo encontrado no Conjunto São Jorge é informalmente reconhecido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Acidentes simultâneos em pistas opostas na PR-445 deixam quatro pessoas feridas

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 25 | Inovação, Saúde e Humanização | Mico Muniz

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.