Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Comportamento

Especialista explica quais fatores podem fazer você perder sua habilitação e como recorrer em caso de multas

25 jan 2021 às 09:13
Por: Redação Tarobá News

O ano de 2021 começou com diversas mudanças para os motoristas brasileiros. Em outubro de 2020, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei (PL) 3.267/2019 que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O PL tem 180 dias para ser colocada em prática. Portanto, até o dia 12 de abril, os motoristas de todo território brasilieiro deverão se adequar às novas regras de trânsito. Dentre essas mudanças, estão a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a quantidade máxima de pontos para a suspensão da mesma. 

De acordo com a lei, serão necessários 40 pontos para a perda da CNH (atualmente eram precisos apenas 20). Entretanto, esse número pode diminuir com o ganho de multas gravíssimas, como falar no telefone celular, por exemplo, passando para 30 ou 20 pontos. Analisando esse novo cenário, Lucas Oliveira, fundador da Mister Multas, especialista em trânsito e em processos de multas indevidas, afirma que o número de multas poderá aumentar com a nova lei. "O motorista poderá se sentir mais livre para praticar infrações e para acumular pontos", afirma o fundador da Mister Multas. 

Entretanto, ter muitos pontos na carteira não é a única maneira de perder a CNH. "Muitos condutores não sabem os motivos que podem levar à suspensão da carteira de motorista. Ser autuado na Lei Seca, por exemplo, implica na perda do documento", ressalta Lucas.  

Os motoristas também deverão estar atentos para a mudança da validade da CNH. "Todos habilitados que tenham menos que 50 anos, a carteira agora valerá por dez anos; entre 50 e 69 anos, a validade passa a ser de cinco anos; 70 anos ou mais, a CNH passa a ter validade de três anos", explica Oliveira. 

Para os profissionais, como motoristas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas, a atenção deve ser dobrada para a verificação do exame toxicológico. Com a nova lei, o exame deverá ser feito a cada dois anos e meio, metade do prazo anterior. Caso o motorista não execute essa ação, sua CNH poderá ser suspensa por três meses, além de ter que pagar uma multa no valor de R$ 1.467,35.

Outras notícias

Empresário Luciano Hang visita Grupo Tarobá de Comunicação

Você sabe a importância do networking para sua vida?

Como limpar sofá: confira as melhores soluções caseiras!

Como toda mudança gera dúvidas e requer adaptação, é possível que as novas regras resultem em multas e cobranças indevidas. Nesses casos, o condutor deve entrar com processo para recorrer. A Mister Multas, rede de franquias com mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, auxilia o condutor juridicamente no processo de recuperação da CNH, além de processos relacionados a multas indevidas. 

"Existem inúmeros casos de aplicação de multas erroneamente, nas quais o motorista acaba efetuando o pagamento por não ter conhecimento de seus direitos", destaca Lucas Oliveira. 

Veja também

Relacionadas

Comportamento
Imagem de destaque

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas

Comportamento
Imagem de destaque

6 dicas para preparar as crianças para a volta às aulas presenciais

Comportamento

Dez dicas de etiqueta nas redes sociais

Comportamento

Pets podem ajudar a criar vínculos e responsabilidade em crianças

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.