Tarobá Cidade Londrina

Mudanças no Pix: maior rastreamento a partir de fevereiro de 2026

29 jan 2026 às 16:17

Mudanças previstas no Pix a partir de fevereiro de 2026 devem tornar o sistema mais seguro e ágil no combate a fraudes. De acordo com o delegado Edgard Soriani, da Delegacia de Estelionatos, explicou que as novas regras focam principalmente no bloqueio rápido de valores transferidos em golpes.


Segundo o delegado, hoje o prazo para análise e bloqueio pode chegar a 30 dias, tempo suficiente para que criminosos esvaziem as contas. Com a atualização, o mecanismo de devolução será reforçado, permitindo o bloqueio quase imediato de contas suspeitas diretamente pelo aplicativo, interrompendo a cadeia de transferências entre contas de “laranjas”.


Soriani também alertou para a facilidade na abertura de contas digitais, muitas vezes feitas com CPFs vazados e usadas em série para aplicar golpes. O bloqueio rápido deve dificultar esse modelo criminoso, que hoje permite a atuação simultânea com centenas de contas. O delegado ainda destacou a migração de criminosos para o estelionato digital e reforçou o principal conselho às vítimas: desconfiar sempre, já que, mesmo com as novas regras, recuperar o dinheiro continua sendo um processo complexo.