Jornal Tarobá 1ª Edição

Alfabetização avança e transforma vidas na educação de jovens e adultos em Cascavel

13 nov 2024 às 14:51

Nos últimos anos, o Paraná registrou um aumento no número de pessoas alfabetizadas, alcançando uma proporção histórica de baixa taxa de analfabetismo. Esse avanço reflete diretamente na qualidade de vida, já que a alfabetização representa não apenas um direito, mas também autonomia e progresso social.


A história de Darci de Melo, de 70 anos, é exemplo disso. Após interromper os estudos na infância para ajudar a família, ele voltou às aulas e, hoje, realiza o sonho de aprender a ler e escrever, redescobrindo o mundo pelo conhecimento. Assim como ele, outros 300 alunos participam da Educação de Jovens e Adultos em Cascavel, retornando à sala de aula em busca de novas oportunidades.


Claudia Pagnoncelli, coordenadora pedagógica, enfatiza que o programa possibilita a retomada dos estudos para pessoas de todas as idades. Para muitos, como a aluna Suzana Marcelina, o principal objetivo é melhorar as condições profissionais. A oferta de ensino em Cascavel acontece em três turnos, e as matrículas podem ser feitas durante todo o ano, bastando a vontade de aprender.


No Centro Paulo Freire, onde o incentivo à educação transforma vidas, a direção e os professores decidiram registrar essas histórias de superação em um livro. Para eles, ensinar adultos e idosos traz uma nova perspectiva à profissão, reforçando a importância de participar dessas conquistas valiosas.