Em uma operação coordenada, a Polícia Civil do Paraná desmantelou uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas, que atuava em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
A ação, que teve como alvo o grupo, estima-se que tenha movimentado cerca de R$ 40 milhões nos últimos dois anos. Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além da prisão em flagrante de um paraguaio de 36 anos, encontrado com drogas.
O delegado da Denarc de Foz do Iguaçu, Rodrigo Colombelli, destacou que a droga, com provável origem no Paraguai, era destinada principalmente ao Rio de Janeiro e São Paulo. O grupo criminoso utilizava caminhoneiros que transportavam cargas lícitas, como grãos, para disfarçar a passagem dos entorpecentes e evitar a fiscalização das autoridades.
Como resultado da operação, a Justiça bloqueou R$ 10 milhões em bens, incluindo imóveis, veículos e valores em contas bancárias. Além das drogas, também foram apreendidos aparelhos celulares, um veículo e, surpreendentemente, aves que estavam em condições inadequadas. Os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, maus-tratos a animais e não regulamentação da posse de animais.