Tarobá Cidade

Acessibilidade no condôminio: como atender um morador ou visitante surdo?

16 jun 2025 às 12:12

O tema do #ChameASíndica de hoje é acessibilidade em condomínios. A síndica profissional Clarice Sanches destaca que garantir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva é uma questão de empatia e, acima de tudo, de respeito a um direito básico: o de compreender e ser bem atendido.

Para visitantes com deficiência auditiva, Clarice orienta que síndicos e funcionários utilizem papel e caneta para facilitar a comunicação e, sempre que possível, acompanhem a pessoa até seu destino.

Quando o morador possui deficiência auditiva, o condomínio deve promover um ambiente acolhedor, estabelecendo um canal direto de comunicação e adaptando processos para garantir mais acessibilidade.

O episódio também conta com a participação especial de Silvio Rodrigues, responsável pela tradução em Libras.

Assista ao vídeo completo e veja como promover mais inclusão no seu condomínio!