Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tarobá Cidade
Londrina e região

Comtur e Governança de Turismo pedem regulamentação do Fundo Municipal do Turismo

Fundo pode se tornar grande oportunidade de recursos e investimentos para projetos turísticos da cidade
18 set 2025 às 11:16
Por: Portal Tarobá

Uma carta conjunta assinada pela Governança de Turismo de Londrina e pelo Conselho Municipal do Turismo (Comtur) encaminhada à prefeitura municipal de Londrina e à Câmara Municipal de Londrina solicita que o poder público regulamente o Fundo Municipal do Turismo. Apesar de já previsto na lei que instituiu o Conselho de Turismo, o fundo ainda não foi regulamentado e, quando for, poderá se tornar uma grande oportunidade de recursos e investimentos para projetos turísticos, contribuindo para elevar o PIB do setor, como pretende e administração municipal. 


A carta solicita “esclarecimentos e orientações sobre a plena operacionalização do Fundo Municipal de Turismo”. Além disso, as entidades entendem e compreendem que essa é uma discussão que deve passar pela Câmara Municipal já que envolve alocação de recursos e dotação orçamentária. “Nosso objetivo é discutir o assunto através de um diálogo amplo com o poder público e com as instituições e entidades da sociedade civil organizada representantes do setor. Sugerimos uma consulta pública ou uma audiência pública para discutir as fontes de dotação orçamentária que abastecerão o Fundo”, afirma o Leandro Magalhães, presidente do Comtur. 


A regulamentação do Fundo é importante e necessária, já que a prefeitura tem como meta aumentar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, com o objetivo de elevar de 0,7% para 8% até 2028. “Essa iniciativa visa impulsionar a economia local, gerar empregos e valorizar os atrativos da cidade. E o Fundo é um importante instrumento nesse propósito. Para crescer, é preciso investir. Com isso, podemos trabalhar não apenas o reconhecimento da cidade como potencial turístico, mas, sobretudo, a questão da inovação no turismo, trabalhando os critérios para sermos um Destino Turístico Inteligente (DTI)”, ressalta Fábio Luporini, presidente da Governança de Turismo de Londrina. 


Diversas são as possibilidades de gerenciamento e de alocação de recursos para o Fundo Municipal do Turismo. Há cidades em que o Fundo é administrado pelo Conselho Municipal do Turismo, outras pelo Convention. Além disso, diferentes entidades podem ser candidatas a essa gestão. Da mesma maneira que os recursos provenientes podem vir de diversas formas, como pequenas porcentagens do Imposto sobre Serviços (ISS) decorrentes das atividades turísticas, de uma parcela das taxas de embarque aeroportuárias e rodoviárias, de plataformas

Veja também

Relacionadas

Tarobá Cidade
Imagem de destaque

Consultor explica como alcançar liberdade financeira

Cidade
Imagem de destaque

1º lugar no Paraná: Londrina lidera realização de cirurgias eletivas

Tarobá Cidade

Arquiteta dá dicas para planejar reformas e evitar dor de cabeça no início do ano

Cidade

Ministério da Saúde encerra sala de situação de intoxicação por metanol

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.