Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tarobá Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina cria regras para evitar uso indevido de atestados médicos

Medida visa oferecer subsídios para profissionais da rede municipal, e foi elaborada com base em consulta junto à representação regional do CRM-PR
06 nov 2025 às 16:00
Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborou uma portaria que fornece orientações aos médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre a emissão de atestados. O objetivo é proporcionar ainda mais eficiência aos atendimentos da rede municipal de Saúde de Londrina e evitar a possível emissão indevida de atestados médicos. O documento completo poderá ser conferido hoje (5), na edição n° 5.621 do Jornal Oficial do Município (JOM).


A medida tem como base portarias semelhantes que foram publicadas por cidades como Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Além disso, para elaborar o documento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) consultou a representação regional do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) em Londrina.

Ontem (4), foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Tiago Amaral para alinhar detalhes da portaria.


 Além do prefeito, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, o diretor de Urgência e Emergência em Saúde da SMS, Cleiton José Santana, o médico e conselheiro do CRM-PR, Carlos Zicarelli, e a presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Rosana Mara Ceribelli Nechar.


Conforme Feijó, essa é uma iniciativa importante para o fortalecimento da rede de atenção à saúde. “Essa portaria traz o regramento para um uso responsável do atestado pelos médicos. Além disso, irá combater possíveis abusos pela população. Nós estamos organizando melhor a nossa rede para que a gente possa ter impactos significativos e trazer benefícios sociais e econômicos para a nossa sociedade, ampliando o número de atendimentos que nós temos feito”, afirmou a secretária municipal de Saúde.

Outras notícias

Consultor explica como alcançar liberdade financeira

1º lugar no Paraná: Londrina lidera realização de cirurgias eletivas

Arquiteta dá dicas para planejar reformas e evitar dor de cabeça no início do ano


O diretor de Urgência e Emergência em Saúde, Cleiton José Santana, destacou que a medida tem caráter orientativo e respeita a autonomia dos profissionais da área médica. “O objetivo é fornecer aos médicos um direcionamento, uma retaguarda por parte do Município, para evitar que casos de baixa gravidade, que não tenham critérios de urgência e emergência, resultem em atestados”, salientou.


Dados divulgados pela SMS referentes a outubro apontam que o número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento tende a diminuir durante o fim de semana e aumentar às segundas-feiras, quando foram registrados, em média, 760 atendimentos na UPA Centro-Oeste e 630 na UPA Sabará.


O médico e conselheiro do CRM-PR, Carlos Zicarelli, sublinhou que a portaria também fornecerá orientações importantes para a população. “É uma iniciativa muito válida para orientar a população, pois às vezes as pessoas têm uma ansiedade muito grande para conseguir um atestado e acabam entrando em conflito com o profissional médico. A portaria também vai orientar as empresas sobre o que é necessário para obter um atestado”, frisou.


Orientações – Entre outras diretrizes, a portaria estabelece que os atestados médicos de afastamento serão emitidos apenas se a condição clínica do paciente justificar a necessidade de afastamento das atividades laborais ou escolares pelo período especificado. Isso deve ser aferido com base em avaliação clínica fundamentada e compatível com sua condição, incluindo nesta hipótese período de eventual internação.


Para os pacientes cujas condições clínicas não justifiquem o afastamento, poderá ser fornecida declaração de comparecimento, assinada pelo médico ou equipe administrativa atestando o horário de permanência para atendimento na unidade.


Conforme o texto, é expressamente vedado ao médico no exercício de sua função junto ao serviço público de saúde municipal o fornecimento de atestado médico de afastamento retroativo ou antecipado ou sem o comparecimento do paciente à Unidade de Saúde.


Em relação aos atestados e declaração de acompanhantes de paciente, a portaria determina que serão emitidos pelo médico apenas se a presença de acompanhamento for obrigatória no atendimento. Enquadram-se nestes casos, por exemplo, os menores, idosos, pessoas com deficiência e necessidades especiais.


Ainda segundo a medida, ao médico é cabível o amparo administrativo, policial, ou junto à Guarda Municipal nas hipóteses em que sofra coação ou pressão para emissão de atestado de afastamento ou de acompanhamento sem respaldo clínico e/ou sem necessidade daquele.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Ministério da Saúde encerra sala de situação de intoxicação por metanol

Cidade
Imagem de destaque

Terminal Rodoviário de Londrina sofre com infiltrações críticas e alagamentos

Tarobá Cidade Londrina

Evento discute gestão pública com presença de ministro do STF em Londrina

Tarobá Cidade Londrina

Como os armários inteligentes revolucionam a gestão de encomendas?

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Queda de energia no Sistema Tibagi compromete abastecimento de água em Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.