Ser mãe é o sonho de muitas mulheres — e, para algumas, esse desejo chega um pouco mais tarde. Com os avanços da medicina, a maternidade depois dos 40 tem se tornado cada vez mais possível.
No Vitrine Revista de hoje (17), o médico especialista em fertilidade Dr. João Guilherme Grassi explica quais são os cuidados, os tratamentos e as chances reais de realizar esse grande sonho.
O especialista destaca que é possível engravidar aos 40+, mas as chances naturais de concepção diminuem. Mesmo sem complicações, a gravidez nessa fase já é considerada de risco, exigindo cuidados redobrados com diabetes gestacional, pressão alta e outras condições.
Com o envelhecimento, a qualidade dos óvulos diminui, fazendo com que as chances de engravidar caiam drasticamente a cada ano. Aos 40 anos, a chance é de 20% em um ano, ou 5-10% por ciclo. Entre 41 e 42 anos, a chance cai para 4% por ciclo. Entre 43 e 50 anos, a probabilidade é de apenas 1% em um ano.
Para aumentar as chances de engravidar, é recomendado que a mulher procure ajuda especializada e realize exames como o do hormônio antimulleriano. Alternativas como reprodução assistida e congelamento de óvulos também podem ser consideradas.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre saúde e fertilidade!