Tem gente que nasceu com a genética privilegiada, pele bonita e traços harmoniosos. Mas a grande verdade é que, sem constância nos cuidados, o tempo cobra seu preço. Para explicar até onde vai a genética e onde começa a responsabilidade com os tratamentos estéticos, o Vitrine Revista recebe a Dra. Ana Cláudia Navarro.
Uma rotina básica com o uso de sabonete facial, hidratante e protetor solar já é um cuidado funcional para quem deseja manter a pele saudável e bonita. No entanto, quem quer potencializar os resultados e não depender apenas da genética ou da juventude pode apostar em ativos como retinol, retinoides, ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido salicílico e antioxidantes, que ajudam no processo de rejuvenescimento e no envelhecimento saudável.
Outro ponto crucial para conquistar uma pele bonita é investir em hábitos saudáveis, como o consumo de alimentos ricos em antioxidantes — frutas vermelhas e castanhas, por exemplo — além de manter uma boa ingestão de água ao longo do dia.