Economizar dinheiro é a principal meta dos brasileiros para 2026. Entre uma lista de 14 objetivos, 44% da população prioriza conseguir guardar dinheiro no próximo ano. O dado foi apontado por uma pesquisa do Datafolha, que revela as principais expectativas da população para o período.
De acordo com o Datafolha, entre as metas para o próximo ano também estão passar mais tempo com familiares e amigos, além de praticar atividade física, melhorar a alimentação, entre outros objetivos. O levantamento mostra ainda que, para 23% dos brasileiros, uma das metas para 2026 é trabalhar por conta própria ou abrir um negócio.
Para entender como alcançar a organização financeira, o Vitrine Revista recebe o economista Marcos Rambalducci. Ele destaca que muitas promessas de ano novo não se concretizam por falta de disciplina e aponta dois pilares fundamentais: realismo e automação.
Segundo o especialista, é essencial colocar todas as contas no papel, separando custos fixos — como aluguel, água, luz e telefone — dos custos variáveis, como gastos com restaurantes e viagens. A partir disso, é possível entender a real capacidade de poupança, sem comprometer as despesas básicas.
Para facilitar a rotina e evitar que o planejamento seja abandonado, o economista sugere programar um débito automático da conta corrente para uma poupança ou investimento assim que o salário for depositado. É possível começar com valores pequenos, como R$ 40 ou R$ 50, para criar o hábito e ganhar segurança antes de aumentar a quantia. Mesmo com o alto custo de vida, a organização financeira e a automação são caminhos eficazes para garantir um dinheiro acumulado ao final do ano.
Assista ao vídeo e entenda mais!