As férias estão chegando e, com elas, aquela mistura de brincadeira, correria, praia, piscina… e, claro, alguns sustos que nenhum responsável quer passar. Caiu, para quem liga? Queimou, para quem liga? Engasgou, para quem liga? Desapareceu por um segundo, para quem liga? A ortopedista pediátrica Dra. Thaila Yoshi explica os principais cuidados para evitar acidentes e como agir quando eles acontecem.
Um dos principais cuidados durante as férias é ter os números de serviços de saúde decorados. No Brasil, o SAMU (192) atende emergências clínicas como mal súbito, AVC, convulsão e falta de ar. Já o Corpo de Bombeiros (193) é responsável por acidentes, incêndios, quedas, queimaduras graves e resgate em água.
A especialista reforça que outro ponto essencial é conhecer a manobra de desengasgo em crianças. As novas diretrizes do Ministério da Saúde recomendam alternar cinco golpes nas costas, entre as escápulas, e cinco compressões abdominais. Os serviços de emergência devem ser acionados simultaneamente. Para bebês com menos de um ano, a recomendação é alternar cinco tapas nas costas com cinco compressões torácicas com dois dedos no centro do peito, sem compressões abdominais.
Um dos maiores medos de pais e responsáveis é o desaparecimento de crianças. O procedimento correto é procurar delegacias especializadas, acionar a polícia (190) ou recorrer a organizações que auxiliem na busca. As redes sociais também podem ser usadas para divulgar o caso rapidamente.