Uma pessoa morreu e outras 35 ficaram feridas após uma elevação súbita do nível do mar na costa atlântica da província de Buenos Aires, na Argentina, ontem.
Nível da água elevou-se rapidamente, em um evento que foi definido como um "minitsunami" ou "superonda" pelas autoridades argentinas. As ondas grandes e intensas atingiram principalmente trechos das praias de Mar del Plata, Santa Clara del Mar e Mar Chiquita. As informações são do jornal "La Nación".
O atleta de hipismo Yair Manno,29, morreu na praia de Mar Chiquita. Ele teria morrido por asfixia decorrente de afogamento. Testemunhas relataram que Yair estava em um ponto com água na altura da cintura, acompanhado da namorada, mas foi arrastado por uma onda em meio ao caos de banhistas correndo para a faixa de areia.
Ao menos outras 35 pessoas ficaram feridas. Um homem, que não foi identificado, chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas recebeu atendimento e foi levado para um hospital. O estado clínico dele é considerado estável e sem risco de vida, conforme o jornal.
Fenômeno natural surpreendeu todos os órgãos de vigilância, afirmou a diretora de Segurança nas praias de Mar Chiquita, Andrea Lezcano. Ela explicou que o mar avançou rapidamente após um recuo provocado pela maré baixa, que deixou uma extensa faixa de areia exposta.
Praias estavam lotadas devido ao calor intenso na costa argentina, com os termômetros acima de 38ºC. Muitos banhistas também foram socorridos por pescadores da região, que auxiliarem nos resgates até a chegadas dos salva-vidas.
Este balneario se llama San Sebastián y está en la zona norte de Mar del Plata (La Perla), algo similar pasó en Santa Clara del Mar(partido de Mar Chiquita).
— . (@j_aalejandra) January 12, 2026
Terrible. pic.twitter.com/eleiAK1rmq