Pela primeira vez, estudantes atendidos por instituições especializadas, como as Apaes, começaram a receber kits escolares no Paraná. A iniciativa do Governo do Estado prevê investimento superior a R$ 3 milhões e deve beneficiar mais de 56 mil alunos nas próximas semanas.
Ao todo, cerca de 400 instituições serão contempladas, incluindo Apaes, escolas bilíngues, centros especializados, organizações da sociedade civil, institutos, fundações e projetos de educação indígena. Os materiais são os mesmos distribuídos desde o ano passado para mais de duas mil escolas estaduais.
Na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), em Curitiba, mais de 300 estudantes receberam kits compostos por 32 itens, entre eles cadernos, lápis, canetinhas, borrachas, apontadores, cola e régua — modelo equivalente ao entregue aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual.
Criadas em 1954, as Apaes atuam no atendimento a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, promovendo educação, saúde e inclusão social. Atualmente, o Paraná possui quase 400 associações.
Para as famílias, o apoio faz diferença no orçamento e no processo de aprendizagem. Pais destacam que o investimento contribui diretamente para o desenvolvimento dos alunos, que também comemoraram a chegada dos materiais.