As forças de resgate seguem procurado por nove pessoas que estão desaparecidas após explosões registradas nesta quarta-feira (26), em uma cooperativa na cidade de Palotina.
Conforme informações repassadas pelo Consamu, até o momento são duas pessoas mortas, duas feridas encaminhadas até unidades hospitalares da região e outras seis desaparecidas em meio aos escombros que caíram com as explosões.
As buscas seguem durante a noite para tentar encontrar essas pessoas. Elas estariam próximas, no local que seria o epicentro da explosão, gerando um efeito cascata e colapsou outros quatro barracões que estão nas proximidades. O Corpo de Bombeiros teve que fazer um trabalho de contenção para que a estrutura do local não entre em colapso, e depois se iniciar as buscas pelas vítimas.
O Consamu emitiu uma nota sobre o caso, confira:
"Estão em atendimento no local 11 Viaturas, 35 militares do Corpo de Bombeiros e também a equipe do canil do 4⁰ Grupamento de Bombeiros utilizando cães de busca e resgate na operação.
No Comando da Operação encontra-se o Tenente-Coronel Rogério Lima de Araújo que estabeleceu o sistema de Comando de Incidentes para melhor organização dos homens e recursos empregados.
Além do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, socorristas do SAMU apoiaram no atendimento de vítimas com 5 viaturas.
Até o presente momento foram registrados 2 óbitos, 2 vítimas em estado grave e 9 desaparecidos.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, determinou o deslocamento de mais 03 equipes com cães de busca da Capital e de outras unidades do interior para apoio na operação.
O foco das equipes no local é a busca pelas vítimas desaparecidas.
Informação atualizada às 19:52 do dia 26/07/23
Major QOBM Tiago Zajac
Subcomandante do 4⁰ GB"
Quem também emitiu nota sobre o caso foi o Corpo de Bombeiros:
"O Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa para atender o incêndio em uma cooperativa de Palotina. Foram disponibilizados mais de 35 bombeiros militares, 11 viaturas e cães da própria cidade e de Cascavel e Toledo, que ficam na região. O atendimento começou por volta das 17 horas. Até o presente momento foram registrados 2 óbitos, 2 vítimas em estado grave e 9 desaparecidos, segundo as informações colhidas pelos bombeiros no local do incidente. O foco das equipes neste momento é a busca pelas vítimas desaparecidas."
A Secretaria de Saúde do Paraná também comentou o caso:
"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado para o caso do incidente em Palotina e auxilia o município por meio da Regulação de Leitos na transferência e encaminhamento de pacientes. Até às 20h a Regulação registrou a transferência de um paciente para a Policlínica de Cascavel e aguarda novas demandas por parte do Hospital Municipal de Palotina. A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos."