A tabela do Campeonato Paranaense mostra o Futebol Clube Cascavel na liderança da competição com seis pontos. Foram duas vitórias em dois jogos e o time tem 100% de aproveitamento. O detalhe é que a equipe do técnico Tcheco só atuou uma vez na competição, visto que derrotou o Rio Branco por WO na primeira rodada. Isso significa que a estreia efetiva do time ocorreu na última quarta-feira (26), quando superou o União de Francisco Beltrão por 2 a 1, no Estádio Olímpico. Depois de dois compromissos 'caseiros', o Cascavel fará o primeiro jogo como visitante na competição. Neste domingo (30) encara o Cianorte, às 19 horas, no Estádio Willie Davids, em Maringá, pela terceira rodada.
O jogo contra o União já mostrou a necessidade de mudanças na equipe. O time titular idealizado por Tcheco nas primeiras rodadas não surtiu efeito. E foram os reforços que conduziram o Cascavel à vitória sobre o União. Samuel entrou no intervalo e até já marcou com a camisa do clube. Fabrício Bigode e Doka também tiveram boas estreias. Vinicius Balotelli estava no clube desde o ano passado. O atacante teve bom desempenho e merece a titularidade.
O detalhe é que Tcheco tem mais alternativas para escalar o time diante do Cianorte neste domingo. Na sexta-feira (29), três reforços do time tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O treinador já pode contar com os atacantes Jajá e Cleberson Tiarinha, ambos de 25 anos. O lateral-esquerdo Eduardo também pode estrear com a camisa do Cascavel. Aliás, ele foi anunciado pela diretoria justamente nesta sexta-feira. O jovem jogador de 21 anos é o 12º reforço para a temporada. Eduardo estava no Santa Cruz e será o terceiro atleta para a posição. Hoje, Tcheco conta com os laterais William Simões, que é o titular absoluto, e com o jovem Carlinhos, atleta da base, mas que se recupera de uma lesão no joelho. “Eu joguei nas categorias de base do Guarulhos, do Internacional e depois no Santa Cruz, onde fui integrado ao elenco profissional. Joguei uma temporada lá em Recife e agora estou muito feliz de estar aqui no Cascavel”, declarou o novo contratado.
Uma mudança será certa, mas em virtude de uma lesão. O lateral-direito Libano deixou o jogo da última quarta machucado. Ele foi reavaliado neste sábado pelo departamento médico e fica de fora da partida. Com isso, Doka, que estreou com a camisa aurinegra diante do União, deverá ser o titular.
Retrospecto
O Cianorte é um dos adversários mais indigestos para o Cascavel. O retrospecto é amplamente favorável ao Leão do Vale do Ivaí. Foram sete jogos de 2017 para cá com quatro vitórias do Cianorte, dois empates e apenas uma vitória cascavelense, que ocorreu no Campeonato Paranaense de 2019. Portanto, a Serpente Aurinegra não vence este adversário há quase três anos em jogos oficiais. Os dois últimos encontros foram os mais doloridos para o Cascavel. As duas equipes foram adversárias na segunda fase da Série D do Brasileiro no ano passado. No jogo de ida, empate sem gols em Cianorte. Na volta, o Leão do Vale derrotou o Cascavel por 3 a 0, dentro do Olímpico, no dia 18 de setembro, resultado que decretou a eliminação cascavelense na competição nacional.
RETROSPECTO
2017
CIANORTE 2 X 1 CASCAVEL (PARANAENSE)
2018
CASCAVEL 0 X 2 CASCAVEL (PARANAENSE)
2019
CIANORTE 0 X 2 CASCAVEL (PARANAENSE)
2020
CIANORTE 3 X 1 CASCAVEL (PARANAENSE)
2021
CASCAVEL 1 X 1 CIANORTE (PARANAENSE)
CIANORTE 0 X 0 CASCAVEL (SÉRIE D)
CASCAVEL 0 X 3 CIANORTE (SÉRIE D)