Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Clima deixou a comida mais cara e alimentos puxaram a inflação; entenda

O clima que atingiu lavouras no Brasil no ano passado impactou a produção, que foi menor, e por isso comida está mais cara
10 jan 2025 às 19:07
Por: Band
Marcelinho Santos/Band

A conta do supermercado está mais alta para os consumidores brasileiros e todos estão sentindo esse impacto desde meados de outubro e novembro do ano passado. Café, carnes, etanol, açúcar, frutas e hortaliças estão mais caras em todas as regiões do país. A explicação para essa alta nos preços dos alimentos, que puxa a inflação medida mês a mês através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é, principalmente, o clima.


Nesta sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA medido em dezembro e apontou que o índice ficou 0,52% acima do IPCA do mês anterior. Com esse resultado, a inflação oficial do Brasil em 2024 ficou em 4,83%, percentual acima do limite máximo da meta estipulada pelo governo. Em 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) havia ficado em 4,62%.


A meta de inflação do governo para 2024 era de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos. Ou seja, o IPCA do ano ficou 0,33 p.p. acima do que o governo previa e esse resultado de 2024 é o mais alto desde 2022 (5,79%).


De acordo com o IBGE, em 2024 foram os alimentos e as bebidas que mais impactaram o bolso dos brasileiros, com alta de 7,62%, impacto de 1,63 p.p. no IPCA, e segundo o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves, a alta no preço dos alimentos se explica por causa da “influência de condições climáticas adversas, em vários períodos do ano e em diferentes localidades do país”.


Os destaques principais foram as carnes (20,84% e 0,52 p.p.), o café moído (39,60% e 0,15 p.p.), o leite longa vida (18,83% e 0,13 p.p.) e as frutas (12,12% e 0,14 p.p.). As carnes chegaram a ter recuos nos oito primeiros meses do ano, e passaram a subir a partir de setembro, enquanto o café registrou alta ao longo de todo o ano.

Outras notícias

Morango do Amor faz o preço da fruta disparar no Brasil

Preço da carne bovina cai em quase todas as regiões do Brasil

Produtores de uva encaram a China como novo destino para frutas de mesa


Para calcular o IPCA, o IBGE apura o comportamento de preços de 377 produtos e serviços. Além dos alimentos e bebidas, também são avaliados itens de saúde e cuidados pessoais e transportes. 


Em relação aos alimentos, veja os episódios que contribuíram, em 2024, para a produção de alimentos diminuir e o preço deles, subir: 


- Arroz: o final da safra de arroz foi prejudicada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024. O estado é responsável por 70% da produção nacional de arroz e as chuvas impediram a colheita do final de safra. Em 2023, o Brasil havia colhido 10,5 milhões de toneladas de arroz e em 2024, que ainda não está finalizada, já que a safra de alguns produtos agrícolas começa em um ano e termina no outro, pode cair até 7%. 


Para 2025: com preços em alta, clima mais propício, muitos agricultores se animaram e optaram por plantar arroz na atual safra. Se o clima contribuir, em 2025 o Brasil deve colher mais arroz e os preços podem cair. 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Produtores encerram plantio de trigo no Paraná em 833,4 mil hectares

Agro
Imagem de destaque

Frutas do Vale do São Francisco podem encalhar no Brasil com tarifas de Trump

Agro

Produção hidropônica se populariza e ocupa até três mil hectares no Brasil

Agro

Nova lei pode determinar que leite é apenas o produto originado de animais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Idoso de 86 anos é morto com facada; enteada de 16 anos fugiu com companheiro

Brasil e mundo
Mundo

Avião comercial com 49 pessoas cai; agência diz que não há sobreviventes

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 47 anos morre após ser atingida na traseira por veículo na PR-445

Cidade
Londrina e região

Chuva deve voltar ao Paraná, mas região de Londrina continua com tempo seco

Cidade
Londrina e região

Duas motos batem com caminhão durante tentativa de ultrapassagem em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 22 | Empreendedorismo Feminino | Kelly Kris

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Podcast Pod Tah | EP 20 | Nutrição, Saúde e Bem-Estar | Guilherme Gorini

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.