Agro

Melhoramento genético do Guzerá resulta em carnes com marmoreio superior

11 nov 2024 às 22:18

A carne bovina é o alimento mais requisitado nos pratos dos brasileiros e o Brasil é um dos maiores consumidores e produtores de carne bovina do mundo. De olho nesse mercado, a pecuária passou a realizar investimentos pesados no melhoramento genético de algumas raças, que até então eram tradicionalmente produtoras de leite, para produzirem carne, como o Guzerá. 


O resultado é uma carne com gordura entremeada e que ganha cada vez mais espaço no mercado. O marmoreio, segundo o mestre churrasqueiro, faz a diferença na hora de preparar um bom churrasco e pode até “enganar” o consumidor. “Você pega uma peça considerada um corte de segunda e no final, por causa do marmoreio, o consumidor pensa que está comendo uma carne nobre, de primeira”, explica Leandro Rei da Carne. “O marmoreio é a gordura que fica entremeada no músculo”. De acordo com o especialista, o marmoreio dá mais maciez e mais sabor à carne.


O pecuarista Geraldo Melo explica que o Guzerá, que é uma raça zebuína, assim como o nelore e o gir e tradicionalmente habituados a serem criados em sistema extensivo, tem um grande potencial para produzir carne com alto grau de marmoreio, muitas vezes, superiores ao gado da raça Angus.