O preço da soja voltou a aumentar no Brasil após o anúncio, feito pelo Governo Federal na semana passada, do aumento da mistura de biodiesel e de etanol ao óleo diesel e gasolina, respectivamente. Havia dois meses que as cotações da oleaginosa caíam. As informações são do Centro de Estaudos de Economia Aplicada (Cepea/Usp).
De acordo com o órgão, a alta está atrelada às expectativas de maior demanda para o biodiesel no mercado nacional a partir de julho, já que a medida passa a valer no país a partir do dia 1º de agosto. E, ainda de acordo com o Cepea, o otimismo na comercialização do óleo de soja no Brasil está atrelado à recente aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em aumentar a mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel, que passa dos atuais B14 (14%) para B15 (15%), entre agosto deste ano e fevereiro de 2026.
A partir de março de 2026, a mistura pode aumentar para B16 (16%). Pesquisadores do Cepea destacam que o crescimento na mistura do biodiesel ao diesel era esperado para março deste ano e a não efetivação desta mudança no primeiro trimestre foi o principal fator do enfraquecimento nos valores internos do óleo naquele período. O governo avalia que a medida deve reduzir o preço da gasolina ao consumidor final e tornar o País independente da importação do combustível.