Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Senado aprova lei com novas regras para o licenciamento ambiental

Deputado Joaquim Passarinho (PL/PA) nega afrouxamento das leis ambientais do país; confira a entrevista
22 mai 2025 às 16:16
Por: Band
Foto: Agência Brasil

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (21), com 54 votos favoráveis e 13 contra, as novas regras para o licenciamento ambiental. O projeto, que tramita há 21 anos no Congresso Nacional, torna mais fácil a emissão de licenças ambientais no Brasil. A proposta, agora, segue para a Câmara dos Deputados para revisão.


Na manhã desta quinta-feira (21), o deputado Joaquim Passarinho (PL/PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo,  negou que o texto “afrouxe” leis de proteção ao meio ambiente. Antes da votação, o governo negociou ajustes na proposta. O texto já havia sido aprovado por duas comissões, a de Agricultura e a de Meio Ambiente, após meses de negociações entre os relatores, senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Tereza Cristina (PP-MS). 


De acordo com a senadora, a proposta simplifica e desburocratiza obras e infraestruturas como estradas, escolas e hospitais. A ex-ministra da Agricultura reforça que, ao tornar as regras mais claras, o projeto  fortalecea fiscalização e prevê penas mais severas para crimes ambientais. “Cada empreendimento terá um licenciamento adequado às suas características. Trata-se de um texto único, construído de forma coletiva, que moderniza o licenciamento, reduz prazos, assegura transparência e reforça a proteção ambiental. O projeto vem para fortalecer ainda mais a preservação do meio ambiente”, afirmou a ex-ministra da Agricultura.


A proposta aumenta as competências dos estados no processo de licenciamento e simplifica licenças. Uma emenda acatada pela relatora, apresentada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP) abre caminho para o avanço da exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na chamada Margem Equatorial. 

Outras notícias

Vazio sanitário da soja passa a valer em todo o Paraná a partir deste sábado

Ração pode ter matado 158 cavalos; Ministério proíbe venda do produto

Brasil conquista novo mercado para subprodutos de origem animal na União Econômica Euroasiática


Pontos polêmicos

O texto aprovado dispensa de licenciamento ambiental atividades que não ofereçam risco ambiental ou que precisem ser executadas por questão de soberania nacional ou de calamidade pública. Também isenta de licenciamento os empreendimentos agropecuários para cultivo de espécies de interesse agrícola, além de pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva de pequeno porte.


Foi instituída ainda a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), destinada a atividades ou empreendimentos de pequeno ou médio porte e de baixo ou médio potencial poluidor. A licença poderá ser expedida mediante uma autodeclaração de adesão e compromisso do empreendedor, com os requisitos preestabelecidos pela autoridade licenciadora.


Atualmente, a legislação estabelece que o crime de construir ou reformar obras ou serviços poluidores sem licença ambiental gera pena de prisão de um a seis meses. Os senadores aumentaram a pena para seis meses a dois anos ou multa, ou ambas cumulativamente. 


Para o Ministério do Meio Ambiente, o ponto mais crítico é a aplicação da Licença por Adesão e Compromisso, modalidade simplificada de licenciamento baseada na autodeclaração do empreendedor. 


“Na prática, o texto permitiria o uso da LAC para um percentual expressivo de empreendimentos que atualmente são licenciados. Além disso, esses empreendimentos seriam monitorados por amostragem, dispensando a necessidade de fiscalização, pelo órgão ambiental, de todos os empreendimentos licenciados por essa modalidade”, diz a nota. 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Governo brasileiro negocia retomada de exportações após fim da quarentena da gripe aviária

Agro
Imagem de destaque

Agricultores gaúchos investem no plantio de canola na safra de inverno

Agro

Tempestades no Rio Grande do Sul podem provocar mais enchentes e afetar agricultura

Agro

Brasil se declara país livre da gripe aviária

Mais Lidas

Brasil
Brasil

Menino de dois anos fica com panela de pressão presa na cabeça por mais de uma hora

Cidade
Londrina e região

Retirada de corpo de trabalhador atingido por ônibus demora cerca de quatro horas

Cidade
Londrina e região

Ônibus cai em cima de mecânico na região central de Londrina; trabalhador morreu

Cidade
Londrina e região

Acusado de causar acidente que matou PM na PR-090 é solto após decisão

Cidade
Londrina e região

Assalto a casa no Jardim Bela Suíça deixa prejuízo milionário em Londrina

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 9 | Administração de Condomínios | AR Condomínios

Podcast Heróis e Vilões | EP 12 | A Busca pela Justiça | Geovanei Bandeira

Podcast HONPAR Mais Saúde | EP 3 | Metodologias e Diferenciais | Faculdade HONPAR

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.