Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Sustentabilidade e conectividade serão temas do IDR-Paraná na 51ª Expoingá

Neste ano a proposta do IDR-PR é mostrar a trajetória da Extensão Rural no Estado e sua importância para a produção sustentável de alimentos.
30 abr 2025 às 16:35
Por: Agência Estadual de Notícias
Roberto Dziura Jr/AEN

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) vai participar da 51ª Expoingá (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá), que começa na próxima quinta-feira (8), em Maringá, no Noroeste. Neste ano a proposta do IDR-PR é mostrar a trajetória da Extensão Rural no Estado e sua importância para a produção sustentável de alimentos.


Além disso, a conectividade do meio rural com diferentes segmentos da sociedade norteia o trabalho do Instituto durante a feira. O público poderá conhecer novas ferramentas e tecnologias aplicadas na produção de alimentos. A Expoingá vai até o dia 18 e será no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.


O espaço do IDR-Paraná, a Fazendinha, foi organizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, prefeitura, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e Ceasa Paraná. São 11 unidades didáticas distribuídas em uma área de 9 mil metros quadrados.


O espaço faz parte do Agromuseu e reúne um conjunto de métodos de extensão rural que difundem tecnologias e inovações para o campo, promovendo o desenvolvimento rural. Toda a área da Fazendinha está integrada por um projeto paisagístico que torna o ambiente amistoso para os visitantes e pode servir de modelo para propriedades rurais. Há também uma programação de eventos técnicos voltados a diferentes áreas de interesse do produtor rural.


Os organizadores esperam receber mais de 100 excursões de agricultores familiares, além de alunos de colégios agrícolas, escolas públicas e privadas, universidades e instituições de toda a região Noroeste. Cerca de 100 organizações da agricultura familiar (cooperativas, associações, agroindústrias e empreendedores) devem participar das atividades na Fazendinha. Profissionais de diversas áreas estarão no espaço para prestar esclarecimentos ao público.

Outras notícias

Produção de laranja segue abaixo de 300 milhões de caixas no cinturão citrícola

Mercado da soja se aquece: estoque de passagem reduzido e recorde de exportação impulsionam preços

Preços do milho caem com demanda interna fraca, apesar do alívio das chuvas


CONECTIVIDADE - O espaço da Fazendinha mostrará as raízes do agro na região e o futuro da atividade, com a produção sustentável de alimentos e novas tecnologias. O tema vai ao encontro do mote da Expoingá deste ano, “O Agro Conecta”. De acordo com representantes da Sociedade Rural de Maringá, promotora do evento, o agro deve ser visto como um setor que conecta pessoas, promove o encontro entre produtores, pesquisadores e empreendedores e impulsiona a inovação e negócios.


Além disso, a conectividade também está presente nas novas tecnologias, máquinas de ponta, inteligência artificial e práticas sustentáveis que hoje fazem parte da rotina dos produtores rurais. O agro também conecta a agricultura familiar ao mercado, valorizando pequenos produtores e fortalecendo sua participação na economia.


O IDR-Paraná, por meio da Fazendinha, mostra que é possível aliar a produção agropecuária e a preservação ambiental, a partir do uso de conhecimento e novas tecnologias. Neste aspecto, o papel da Extensão Rural tem sido relevante, pois os profissionais do Instituto estão ao lado dos produtores, levando inovação e conhecimento ao campo.


Entre as atividades apresentadas na Fazendinha, está o Turismo Rural que vem despontando como uma iniciativa que pode contribuir para melhorar a geração de renda nas comunidades rurais. O visitante poderá conhecer as rotas de turismo rural do Estado, conversar com extensionistas a respeito da implantação de projetos turísticos nas propriedades ou ainda visitar a réplica de uma casa de colono dos anos 1950.


Na unidade de Agroecologia e Olericultura os extensionistas vão expor hortas sustentáveis, o SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) e a produção de biofertilizantes e bioinsumos.


A criação de abelhas sem ferrão, a meliponicultura, também tem destaque com orientações sobre diferentes espécies e sua importância para a sustentabilidade ambiental. Os interessados vão ainda conhecer produtos e equipamentos apícolas, bem como as plantas que fornecem alimento para as abelhas.


A sustentabilidade estará presente na unidade que explora energias renováveis. Os técnicos vão prestar esclarecimentos a respeito das políticas públicas que estimulam a implantação de projetos de energia própria com o uso de placas solares ou biodigestores. Uma feira da Agroindústria Familiar vai reunir o que há de melhor em produtos alimentícios feitos na região.


Como a cafeicultura faz parte do DNA de Maringá, a atividade não poderia faltar na Fazendinha. O cultivo de café irrigado, variedades, tipos de torras, a produção de cafés especiais e a comercialização/exportação de café serão alguns temas tratados na unidade dedicada à cafeicultura. O Museu do Café vai mostrar um acervo de peças ligadas à história dessa cultura.


COOPERATIVAS - Nove cooperativas de agricultores familiares da região de Maringá vão expor seus produtos e serviços na Fazendinha. A Ceasa, além de mostrar ao público frutas e verduras, vai divulgar o trabalho de interação entre produtor e consumidor nas centrais do Estado.


A Adapar apresentará os programas e protocolos para a certificação, sanidade animal e vegetal de produtos agropecuários. Os profissionais vão debater com os visitantes o controle do greening, cigarrinha do milho, brucelose, tuberculose, raiva e influenza aviária. Como a água vem se tornando um recurso cada vez mais valorizado, os extensionistas farão demonstrações de proteção de nascentes e tratamento de dejetos na área rural. O IDR-Paraná também preparou uma série de eventos técnicos durante os onze dias da feira.


Veja a programação a seguir:

10/05 - 9h - Oficina Soja e Abelha
Unidade Didática de Apicultura do Agromuseu

12/05 - 10h - Oficina de Produção de Hidromel
Unidade Didática de Apicultura do Agromuseu

12/05 - 18h- Encontro de Jovens Rurais
Centro de Eventos II

13/05 - 8h - Forum Energias Renováveis
Centro de Eventos II

13/05 - 13h - Encontro de Horticultura
Centro de Eventos II

14/05 - 9h- Simpósio de Sanidade Agropecuária
                   Manejo do Greening
Centro de Eventos II

14/05 - 13h30- Encontro de Produtores de Uva
Casa da Uva- Marialva

14/05- 14h - Forum Turismo Rural
Centro de Eventos II

14/05 - 14h - Simpósio de Sanidade Agropecuária
                     Influenza Aviária
Auditório Luiz Penha

15/05 - 10h - Palestra Alta Produtividade na Apicultura-
Espaço Sebrae do Agromuseu

15/ 05 - 13h30- Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente
Centro de Eventos II

15.05 - 14h- Oficina de Produção de Bioinsumos
Unidade Didática de Horticultura

15/05 - 19h- Reunião Pecuária Moderna
                    Palestra Lavoura/Carne
Auditório Luiz Penha

16/05 - 9h- Encontro de Mulheres
Centro de Eventos II

16/05 - 14h- Encontro de Produtores de Leite
Centro de Eventos II

16/05 - 14h- Oficina de degustação guiada de café
Espaço Sebrae do Agromuseu

16/05 - 16h- Encontro de Bovinocultura de Corte
Auditório Luiz Penha

17/05 - 9h- Oficina Soja/Abelha
UD de Apicultura do Agromuseu.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço da mandioca cai pela sexta semana consecutiva com demanda fraca e maior oferta

Agro
Imagem de destaque

Mercado do Feijão: baixos preços e clima desfavorável levam à revisão da oferta pela Conab

Agro

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Agro

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Cidade
Cascavel e região

Mãe encontra filha de 21 anos morta em casa no Jardim São Francisco em Toledo

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.