O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para uma onda de frio que deve atingir pelo menos sete estados entre este domingo (29) e segunda-feira (30). Segundo o Inmet, a queda de temperatura deve ser maior que 5 °C, causando risco à saúde.
Os principais estados afetados pela mudança brusca de temperatura devem ser Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e partes de Rondônia e São Paulo.
Além disso, o Inmet emitiu alerta para chuvas, ventos fortes e até vendaval em estados afetados pelo declínio de temperatura. Entre Joinville (SC) e Jundiaí (SP), são esperados ventos entre 40km/h e 60km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores.
Em toda a costa do Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina, há riscos de ventos costeiros, movimentando dunas de areia sobre construções da orla.
Também no Rio Grande do Sul, é esperado um acumulado de chuva na região metropolitana de Porto Alegre, noroeste e nordeste rio-grandense. O risco é de chuva acima de 100mm ao dia, com possibilidade de alagamentos e transbordamentos de rios.