A Arquidiocese de Londrina se prepara para um momento especial de fé e celebração. Neste domingo (29) às 10h, terá início em âmbito local o Jubileu Ordinário de 2025, marcado por uma Santa Missa presidida por Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelos padres da arquidiocese, com a presença de toda comunidade arquidiocesana.
A cerimônia terá como ponto de partida a Concha Acústica, onde os fiéis se reunirão para dar início às comemorações deste Ano Santo, que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”, e sairão em peregrinação até a Catedral de Londrina, onde será realizado o rito solene de abertura do Jubileu.
Em âmbito global, o Jubileu teve início na véspera de Natal, dia 24 de dezembro de 2024, com a Santa Missa de Natal e a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo Papa Francisco.
Jubileu de Esperança
Os Jubileus são celebrados pela Igreja a cada 25 anos como uma ocasião para restabelecer uma relação com Deus, entre as pessoas e com a criação. Sempre convocado pelo Papa, o primeiro Jubileu foi proclamado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII.
Também chamado de “Ano Santo”, em 2025 o Jubileu tem como tema “Peregrinos de Esperança”, convidando a todos a redescobrirem o valor da esperança que não decepciona (cf. Rm 5,5) e a serem sinais de esperança uns para os outros.
É a esperança que o Papa invoca como dom no Jubileu 2025 para um mundo marcado pelo conflito de armas, morte, destruição, ódio contra o próximo, fome, “dívida ecológica” e baixa taxa de natalidade. A esperança é o bálsamo que Francisco quer derramar sobre as feridas de uma humanidade oprimida pela “brutalidade da violência” ou que se encontra nas garras de um crescimento exponencial da pobreza.
Peregrinações
Os Jubileus são fortemente marcados pelas peregrinações, nas quais os fiéis têm a possibilidade de receberem indulgências plenárias. Muitos peregrinos irão a Roma neste ano, mas na Arquidiocese de Londrina também haverá peregrinações, saindo do Santuário Nossa Senhora Aparecida até a Catedral Metropolitana.