O Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais promove, desde a última sexta-feira (4), uma exposição de desenhos de diferentes lugares de Londrina feitos por alunos da Rede Municipal de Educação. A exposição continua até o dia 30 deste mês, e faz parte da programação da Semana da Irmandade entre Londrina e a cidade japonesa Nishinomiya, localizada na província de Hyogo. A irmandade firmada entre as cidades completou 45 anos em 11 de maio de 2022, e é comemorada entre 4 e 10 de novembro.
Ao todo, são apresentados 32 desenhos de alunos do 5º ano da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, localizada no Jardim Igapó, na região sul. Os desenhos foram feitos no ano passado, quando as crianças estavam no 4º ano, e os originais foram enviados em março de 2022 ao Japão, onde estão expostos numa galeria de Nishinomiya, mas o público londrinense pode visitar a exposição das cópias dos trabalhos, que foram digitalizados. A mostra é na Biblioteca Pública Infantil de Londrina, que fica na Praça 1º de maio, 110, no Centro, e tem entrada gratuita.
De acordo com o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Secretaria Municipal de Cultura em exercício, Guilherme Yung Wing Li, antes da pandemia, era feito um intercâmbio de trabalhos. “Nós recebíamos desenhos e textos de crianças de Nishinomiya, que expúnhamos aqui, e enviávamos os das crianças da Rede Municipal para serem expostos lá. Dessa vez, por conta da pandemia, o governo de lá não enviou os desenhos, por isso estamos mostrando as cópias dos nossos”, destacou.
A coordenadora da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, Louana Seci Rodrigues de Castro, explicou que a escola já participa das comemorações da Semana da Irmandade desde 2021. “Desenvolvemos esse projeto sempre com o 4º ano. No ano passado, um de nossos alunos escreveu uma carta que foi selecionada para representar o Brasil, em Nishinomiya, durante as celebrações”, contou.
Os alunos estudam, ao longo do mês, diferentes aspectos da cultura japonesa. “É algo muito importante, pois eles aprendem sobre uma cultura que tem muita relação com Londrina. Trabalhamos com eles sobre costumes, sobre família. Eles gostam especialmente de estudar a origem do mangá e do origami”, relatou a coordenadora.
Para as celebrações deste ano, 52 alunos do 4º ano farão uma visita à Praça Nishinomiya, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). “Será na semana do dia 20. Vamos fazer uma limpeza no local, algo que já fazemos na praça que fica em frente à Escola, por meio do nosso projeto Coração, Ação, Mãos, Transformação e União para mudar o mundo (CANTU). Faremos também o plantio de dez árvores na Praça Nishinomiya, junto à Sema, uma delas sendo uma cerejeira japonesa, para comemorar a Irmandade entre as cidades”, apontou Castro.